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Novo sedã de luxo da VW se chamará Arteon
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Novo sedã de luxo da VW se chamará Arteon

Substituto do CC será revelado no Salão de Genebra, em março do ano que vem

28 de nov, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Novo sedã de luxo da VW se chamará Arteon
Grade e faróis foram desenhados de forma a criar efeito de uma única peça na dianteira do modelo

A Volkswagen já definiu o nome de seu novo modelo topo de linha, que substituirá o CC: Arteon. A fabricante explica que o nome vem da conjunção de “art” (arte, em inglês) com “eon”, terminação que passa a distinguir os veículos de luxo da marca, como já ocorre com o Phideon, sedã grande vendido na China.

O Arteon trará, segundo a fabricante, um estilo de design dianteiro onde a grade e os faróis se complementam, criando um efeito no qual parecem ser uma única peça. Trata-se de uma evolução do desenho já apresentado em alguns modelos topo de linha da Volkswagen, como o Passat e o Touareg.

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Não foram revelados ainda os detalhes técnicos do novo modelo. O que se sabe é que as janelas não terão moldura metálica nos vidros e o porta-malas contará com uma grande área de abertura para entrada de bagagem. “O Arteon trará uma mistura única de design expressivo com praticidade”, promete o diretor de design externo da fabricante, Tobias Sühlmann.

A primeira apresentação do Arteon ocorrerá durante o Salão de Genebra, na Suíça, agendado para o começo de março do ano que vem. O lançamento acontecerá alguns meses depois, próximo a julho.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.