O novo SUV da Alfa Romeo, programado para chegar por volta de 2020, será o maior carro da história da marca. Depois de deixar o sedã mais espaçoso que o Giulia para 2021, a marca pretende lançar um esportivo acima do Stelvio para brigar com o Audi Q7, o BMW X5, o Mercedes GLE e o Volvo XC90. As informações são da revista britânica Auto Express.
Em vez de criar uma nova plataforma, a fabricante vai utilizar a mesma estrutura projetada para o Giulia e o Stelvio, com adaptações para o modelo. O SUV deverá ter espaço para sete passageiros. “O Stelvio é um carro com o DNA da Alfa Romeo. Por que não transformá-lo em um carro maior?”, indagou o engenheiro responsável da marca, Roberto Fedeli.
Fedeli sugeriu que o SUV seria híbrido, mas não plug-in. A expectativa é que o veículo tenha um sistema elétrico de 48Volts e um motor a gasolina de quatro cilindros de 2,0 litros capaz de gerar 405 cv de potência.
O carro terá cerca de 200 quilos a mais que o Stelvio, de acordo com a Fedeli. Além da maior largura, o motor elétrico também contribuirá para o maior peso.
O modelo deverá chegar antes da nova geração do Giulietta. Sobre o esportivo 4C, a empresa ainda não determinou se seguirá a mesma linha ou se alterará a plataforma e o motor.
VEJA TAMBÉM: A EVOLUÇÃO DOS SUVs: DO SUBURBAN AO URUS
1/14
Chevrolet Suburban Carryall
O elegante Chevrolet Suburban Carryall, de 1936, é tido como o primeiro SUV da história
2/14
Chevrolet Suburban Carryall
O elegante Chevrolet Suburban Carryall, de 1936, é tido como o primeiro SUV da história.
3/14
Chevrolet Suburban
Em 1972, o Suburban tinha duas portas do lado direito e uma do lado esquerdo. O motor V8 rendia 250 cv.
4/14
Pobeda
O Pobeda, produzido de 1946 a 1958, é considerado o pioneiro entre os SUVs, pelo menos no mundo oriental. Na foto, ele leva o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
5/14
Willys Rural
O Willys Rural tinha mecânica de Jeep e carroceria de perua, e é considerado o "pai dos SUVs" no Brasil.
6/14
Range Rover
O Range Rover conciliou o conforto de um carro de luxo e a capacidade off-road do Defender.
7/14
Porsche Cayenne
A Porsche surpreendeu o mundo em 2002, quando mostrou no Salão de Paris seu primeiro SUV, o Cayenne.
8/14
Porsche Cayenne
Ninguém imaginava que um dia a Porsche faria um carro para enfrentar o barro, até que o Cayenne encarou o desafio e tirou a empresa da lama.
9/14
Porsche Cayenne
Pouco mais de dois anos após seu lançamento, o Cayenne já completava a marca de 100.000 unidades produzidas.
10/14
Chevrolet Blazer
A Chevrolet Blazer era uma típica representante dos SUVs. Era feita sobre o chassi de picape, a S10.
11/14
Ford EcoSport
Em 2003, a Ford tornou possível o sonho de quem almejava ter um SUV, mas não podia pagar por um modelo muito caro. Feito sobre a plataforma do Fiesta, o EcoSport oferecia posição de dirigir elevada, visual aventureiro e preço mais acessível.
12/14
Alfa Romeo Stelvio
Com o Stelvio, a Alfa Romeo promete levar a esportividade da marca para qualquer terreno.
13/14
Bentley Bentayga
O Bentayga é a resposta da Bentley a quem esperava um utilitário-esportivo de alto luxo.
14/14
Lamborghini Urus
O Lamborghini Urus vem equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 660 cv. Vai de 0 a 200 km/h em 12,8 segundos, e chega a 305 km/h de máxima.