Conforme contamos no Jornal do Carro, a Renault prepara um SUV médio inédito no Brasil para 2025. O novo modelo vai estrear a tecnologia híbrida flex da montadora francesa no País. Ele não será o Bigster, principal lançamento da Dacia, marca romena do Grupo Renault, no Salão de Paris de 2024.
Mas o futuro rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross terá a mesma base do novo modelo da Dacia. Isso porque vai usar a plataforma modular do Grupo Renault, que se tornou padrão e chegou ao Brasil com o Kardian. Porém, o novo SUV nacional terá o estilo dos modelos europeus da marca francesa.
O inédito C-SUV deverá herdar traços do Renault Rafale (veja o vídeo), atual SUV médio disponível em versões híbridas a gasolina. O modelo tem um conjunto moderno que une o pequeno motor 1.2 turbo de três cilindros a um ou dois motores elétricos e uma bateria.
Renault Rafale é inspiração para novo SUV
O nome Rafale veio do avião de corrida homônimo criado pela Caudron, fabricante francês de aviões, em 1934. O modelo, um monomotor, era equipado com um motor Renault supercharged de seis cilindros. Pois o SUV-cupê tem metade dos cilindros e um conjunto eletrificado.
Na versão E-Tech Full Hybrid, os motores (gasolina e elétrico) ficam na frente e a tração é dianteira. São 200 cv de potência e um torque máximo de 20,9 mkgf. O alcance é como nos SUVs chineses híbridos plug-in que temos no Brasil: são até 1.100 km no ciclo global WLTP.
Já a versão E-Tech Plug-in Hybrid tem um segundo motor elétrico no eixo traseiro, oferecendo, portanto, tração integral. O conjunto rende 300 cv de potência e 23,4 mkgf de torque máximo. E traz uma bateria de 22 kWh que proporciona autonomia de 100 km em modo 100% elétrico com a carga completa.
Renault terá tecnologia flex inédita no Brasil
Para o nosso mercado, o mais provável é que o C-SUV traga uma tecnologia local. Assim, o futuro modelo é cotado para estrear o sistema híbrido leve flex de 48 volts, que deverá usar como base o atual conjunto mecânico do Kardian. Ou seja, motor 1.0 turboflex de 125 cv e 22,4 mkgf de torque com etanol, e câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo. E com tração dianteira.
Que tal o Rafale? Boa inspiração para o futuro C-SUV da Renault feito no Brasil?
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