Você está lendo...
Novo Toyota RAV4 surge no Salão de Nova York
Notícias

Novo Toyota RAV4 surge no Salão de Nova York

Quinta geração do Toyota RAV4 é revelada com visual mais agressivo e mais espaço

Redação

28 de mar, 2018 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

toyota rav4
Toyota RAV4 2019
Crédito:

A quinta geração do Toyota RAV4 não decepcionou quem estava empolgado com o conceito FT-AC. Revelado no Salão de Nova York, o SUV médio da marca japonesa revolucionou em design e chega com mais tecnologia e espaço do que o modelo lançado em 2013.

Em nada lembrando o RAV4 anterior, que era “sem sal” e pouco empolgante em termos de linha, o novo tem um apelo mais agressivo e aventureiro, com linhas fortes, faróis de linhas retas e agressivas. A grade é hexagonal e grande. Na lateral, os vincos são leves, mas os recortes de teto e traseira pronunciados.

Por dentro, não há tanta agressividade, porém ele está também mais moderno. Ganhou um console central alto que mantém motorista e passageiro bem separados. A alavanca de câmbio é curta e os comandos de ar-condicionado ficam logo acima.

Publicidade


O painel de instrumentos é como do rival Honda CR-V. Há uma tela virtual no centro com mostradores analógicos nas extremidades. A central multimidia fica destacada sobre o painel e apenas dois seletores. Ela tem conectividade com Apple CarPlay, Amazon Alexa e WiFi. A tela é de 7 polegadas, com opção por 8″.

Medidas

O novo Toyota RAV4 usa uma versão atualizada da plataforma TNGA, a TNGA K, que é a mesma utilizada por Camry e Avalon. Com isso, ele tem 2,69 metros de entre-eixos, 3 cm a mais que o anterior. O comprimento, no entanto, está 0,5 cm menor (4,59 m). A largura é de 1,85 m (10 cm extras) e a altura caiu 0,5 cm (1,70 m).


Segundo a Toyota, a nova base deixou o novo RAV4 57% mais rígido que o anterior. O SUV é o primeiro modelo produzido sobre a plataforma TNGA a utilizar tração integral. O sistema escolhido pela marca desacopla o eixo traseiro com possibilidade de enviar até 50% para as rodas de trás quando necessário.

Segurança

De série, o novo Toyota RAV4 traz oito air bags e um pacote chamado Toyota Safety Sense (TSS). Esse “kit” de segurança inclui frenagem de emergência e alerta de pré-colisão com detecção de pedestre. Há ainda, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de manutenção na faixa de rodagem com assistência no volante. Por fim, traz farol alto automático e leitura de placas.


Trem de força

Sem grandes novidades para esse setor no Toyota RAV4. O modelo segue oferecendo o quatro cilindros 2.5 nos Estados Unidos e uma versão híbrida com o mesmo motor. Para a Europa, e outros mercados, como o Brasil, haverá ainda um 2.0 também a gasolina. O câmbio é automático de oito marchas e CVT para o híbrido. Os números de potência e torque dos motores não foram divulgados.

Nos Estados Unidos e Canadá as vendas começam no final de 2018, enquanto a versão híbrida chega às lojas no início de 2019.


Deixe sua opinião