Você está lendo...
Novo Toyota Yaris surge na Tailândia e estreia no dia 9 de agosto
Mercado

Novo Toyota Yaris surge na Tailândia e estreia no dia 9 de agosto

Nova geração do Toyota Yaris aparece em teaser, e mostra interior mais luxuoso; sedã compacto promete evoluir para desafiar o novo Honda City

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

26 de jul, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota Yaris
Nova geração do Toyota Yaris pode ganhar opção com conjunto híbrido
Crédito:Reprodução

A Toyota começou a revelar a nova geração do compacto Yaris na Tailândia, onde o modelo fará a sua estreia no próximo dia 9 de agosto. Por ora, a marca mostrou só um teaser do carro, que surge na versão sedã com visual bem diferente da geração atual que é feita em Sorocaba (SP). A dianteira, por exemplo, aparece sombreada, mas mostra linhas mais encorpadas e retas. Ou seja, bem diferente do Yaris atual, que tem traços arredondados.

No vídeo divulgado pela marca japonesa, é possível ver também os novos faróis full LEDs, mais afilados e com um novo desenho. Por sua vez, a grade cresceu e está mais larga, algo que remete ao irmão Corolla. Contudo, o destaque é a silhueta com o teto que se prolonga até o terceiro volume, lembrando o estilo dos cupês. Enquanto isso, as lanternas - também com LEDs - foram completamente redesenhadas e ficam dispostas na horizontal.

Publicidade


Com lançamento próximo no mercado tailandês, o novo Toyota Yaris vai se modernizar aparentemente na mesma proporção do novo Honda City, seu principal rival. No Brasil, porém, a nova geração ainda não está confirmada, embora o modelo atual seja o mesmo feito por lá. Inclusive, vale lembrar que, no fim de 2021, o Jornal do Carro publicou que o SUV Rocky, com plataforma da Daihatsu, está cotado para substituir a linha Yaris por aqui.



Plataforma simplificada

Por falar em Daihatsu, é muito provável que o novo Yaris chegue ao mercado sobre a plataforma DNGA deles. Desenvolvida para modelos com custos menores, ela é uma versão simplificada da arquitetura TNGA - base do Corolla sedã e Cross. Nada é certo sobre as medidas. Mas, espera-se que o sedã seja bem mais espaçoso que a geração atual, que tem 2,55 metros de entre-eixos. Assim, terá maior espaço traseiro e mais volume no porta-malas.

Toyota Yaris
Reprodução

Interior novo

No teaser, a montadora dá um "spoiler" do interior do sedã. E, ao que parece, ele chegará bem mais sofisticado e tecnológico. Logo de cara, vemos uma tela multimídia flutuante no topo central do painel, que não tem muitos botões. Minimalista, a cabine parece ter estofamentos macios e, pela imagem, terá opção de revestimento bordô na cabine. O volante também é novo, bem como o quadro de instrumentos, que não parece ser digital.

Motor é uma incógnita

Para manter o suspense, a Toyota não confirmou qualquer informação técnica sobre o conjunto mecânico do novo Yaris. Mas, especulações apontam que o compacto deve manter o atual motor 1.2 a gasolina de injeção direta com leves ajustes para melhorar o desempenho. Atualmente, ele gera 92 cv de potência e 11,1 mkgf de torque máximo.

Reprodução

Alguns rumores também que sugerem que o sedã contará com uma opção híbrida já no ano que vem. Essa poderá trazer o motor 1.5 Dynamic Force de três cilindros, que gera 91 cv e 12,2 mkgf, junto com um propulsor elétrico duplo de cerca de 80 cv e 14,3 mkgf. Além disso, o novo Toyota Yaris poderá ter versão com tração AWD e um terceiro motor elétrico. Porém, até o momento são apenas suposições. Tudo será revelado no dia 9 de agosto.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião