
A Hyundai Caoa começa a produzir a nova geração do Tucson em Anápolis (GO) em setembro. O modelo terá motor 1.6 turbo a gasolina de cerca de 180 cv, câmbio automatizado de sete marchas e preço em torno dos R$ 130 mil.
Ao menos por ora, o “New Tucson”, como deve ser batizado no Brasil, conviverá com o ix35 e a primeira geração do Tucson, que são feitas na mesma planta. O “velho” Tucson sairá de linha no fim do ano que vem – ainda não há informações sobre a longevidade do ix35.
Entre os destaques está o conjunto mecânico. O motor 1.6 tem turbo e injeção direta de gasolina e gera 27 mkgf entre 1.500 e 4.500 rpm e o câmbio automatizado tem duas embreagens. No Brasil, deverão ser oferecidas versões com tração dianteira e 4×4.
Revelado em fevereiro do ano passado, o novo Tucson foi uma das estrelas da Hyundai no Salão de Genebra (Suiça), no mês seguinte. Maior no comprimento e na largura e mais baixo que o ix35, o utilitário-esportivo tem visual que remete ao do “irmão maior” Santa Fe.
Na dianteira, há grade hexagonal cromada e faróis e luzes diurnas de LEDs. Moderna, a cabine incorpora novo volante multifuncional revestido de couro, acabamento cromado nas maçanetas, assentos dianteiros aquecidos e ventilados e sistema multimídia com tela sensível ao toque.
Na lista de equipamentos de segurança há assistência a manobras de estacionamento, sistema de frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e um dispositivo que eleva o capô para reduzir a força do impacto em caso de colisão frontal.
Entre os rivais estão importados como Honda CR-V, Volkswagen Tiguan e Kia Sportage. Dos nacionais, o Hyundai competirá, ao menos em preço, até com versões a diesel do Jeep Renegade.