Você está lendo...
Novo VW Polo 2023 terá faróis de LEDs em todas as versões
Mercado

Novo VW Polo 2023 terá faróis de LEDs em todas as versões

Com lançamento previsto para outubro, novo VW Polo terá iluminação de LEDs e apostará em tecnologias modernas para se distanciar do Polo Track

Diogo de Oliveira

08 de ago, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Novo VW Polo
Novo VW Polo terá mesma dianteira do modelo europeu, com os novos faróis de LEDs
Crédito:VW Polo será o primeiro da marca com motor híbrido leve flex - Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen deu inicio nesta segunda-feira (8) ao pré-lançamento do novo Polo 2023 no Brasil. A marca não diz quando será a estreia do hatch reestilizado, mas confirma o lançamento em 2022 – o que ocorrerá até outubro. Neste primeiro momento, a alemã apresenta as novas tecnologias de iluminação dos faróis, que terão LEDs em todas as versões.

Com a plástica de meia vida, o VW Polo ganhará as atualizações feitas em 2021 no modelo europeu. Entretanto, o hatch feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá algumas diferenças visuais. Uma delas é o desenho das lanternas, que ganharão novo desenho interno de luzes, mas vão manter as formas atuais do conjunto. Na Europa, elas ganharam extensões que invadem a tampa traseira e deixam o desenho horizontal.

Novo VW Polo
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Entretanto, por ora, a Volkswagen não apresenta as lanternas. A marca mostra apenas os faróis redesenhados. A gama ganhará luzes de LEDs desde as versões mais básicas até as intermediárias. Já a topo de linha GTS, única com motor 1.4 turbo (até 150 cv), terá os faróis IQ.Light Matrix, com módulos matriciais. Eles atuam em conjunto com a câmera frontal dos sistemas semiautônomos. Assim, são capazes de identificar cada veiculo à frente e apagam pontos específicos.



Até 130 metros de alcance

Com os novos faróis de LEDs, o Polo 2023 vai quase dobrar o alcance da iluminação à noite. O hatch atual, com lâmpadas halógenas nos faróis, ilumina 70 metros à frente. Mas, com a reestilização e a adoção de luzes de LEDs, passará a iluminar até 130 metros à frente. Já o novo Polo GTS com faróis altos adaptativos alcançará 170 metros. É claro que tudo tem um preço: o conjunto óptico com luzes de LEDs chega a ser mais de duas vezes mais caro, porque demanda um módulo eletrônico.

Novo VW Polo
Diogo de Oliveira/Estadão

Patentes antecipam o visual do hatch

Tal como o Jornal do Carro publicou há poucos dias, o novo Volkswagen Polo 2023 teve os desenhos industriais publicados pelo ministério de patentes da Argentina. Neles, é possível ver o visual das versões Comfortline e Highline, que devem manter esta nomenclatura. Na frente, a plástica altera todo o para-choques, faróis e grade. O hatch virá com o novo logotipo da VW, bem como terá recursos semiautônomos, tal como o rival Hyundai HB20.

Novo VW Polo
Volkswagen/Divulgação

Polo com motor do Up! TSI

Com os novos limites de emissões do Proconve L7, o novo Polo usará o motor 1.0 turbo flex de três cilindros que era do Up! TSI. Mas poderá ter ganho de desempenho e superar os 105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque. O câmbio será manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o hatch vai abandonar o motor 1.0 MPI flex de até 84 cv, que ficará para o Polo Track, substituto do Gol. E não terá o 1.6 MSI flex de até 117 cv com câmbio automático.


Com a versão 170 TSI, o hatch da VW fará até 16,5 km/l com gasolina em ciclo rodoviário e, na cidade, média de 13,8 km/l. Assim, será um dos mais econômicos pelo Inmetro. Além disso, espera-se que o novo Polo conte com o 1.0 170 TSI como opção de entrada. Logo acima, virá o 1.0 turbo flex atual, com até 128 cv e 20,4 mkgf de torque conectado ao câmbio automático. Já a versão esportiva GTS, que terá o visual do Polo GTI, deve manter o 1.4 turbo de 150 cv.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião