Restando apenas duas semanas para a estreia, a Volkswagen da Índia esquenta o lançamento do novo Virtus com o primeiro teaser oficial da linha 2023. O sedã, que passou por uma reestilização, será lançado no próximo dia 8 de março com a dianteira diferente da do Polo, com quem compartilha plataforma e mecânica.
As imagens não mostram muito o visual, mas indicam que o Virtus vai se descolar do hatch para ocupar de vez a posição que foi do sedã médio Jetta nas versões 1.4 turbo que vinham do México. Será um movimento parecido com o feito pela Honda com a nova geração do City, mais sofisticada para suceder ao Civic, que saiu de linha no fim de 2021.
Dianteira remodelada
No geral, o teaser apresenta um visual mais moderno, com faróis de LEDs um pouco mais afilados e grade redesenhada que parece ser maior. O para-choque também passou por mudanças e agora possui entradas de ar maiores. Espera-se que o novo Virtus tenha muitos cromados. No mais, não há revelações. Porém, na traseira, o destaque fica para as lanternas, que manterão o formato atual, mas receberão novo desenho interno.
Como se trata de uma versão premium do Skoda Slavia, o modelo promete chegar mais equipado no mercado. Assim, é bem possível que o Virtus adote uma tela central sensível ao toque de 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Por fim, a lista terá bancos refrigerados, quadro de instrumentos digital e teto solar panorâmico. Além disso, a linha 2023 pode trazer novos materiais no seu interior.
150 cv de potência
Para se mover, o Volkswagen Virtus indiano contará com os motores 1.0 TSI e 1.5 TSI turbo, ambos a gasolina. As potências máximas são de 115 cv e de 150 cv, na ordem. O 1.0 turbo tem câmbios manual e automático de seis marchas, enquanto o 1.5 turbo terá opção de câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) e 7 marchas. Em resumo, é o mesmo conjunto do Taigun, par do T-Cross vendido por lá, também sobre a plataforma MQB A0.
Vem ao Brasil?
De acordo com a VW, o Virtus terá como destino os mercados emergentes como o indiano e o brasileiro. Por lá, as vendas já começam entre maio e junho, conforme relata a imprensa local. Ou seja, o sedã deve mudar logo por aqui, assim como o Polo.
No Brasil, o lançamento ocorrerá até o fim do ano e, como adiantamos, espera-se que as novidades deixem o sedã derivado do Polo um pouco mais distante e caro. Assim, assumirá a posição que era do médio Jetta. Afinal, hoje, o Virtus já beira os R$ 150 mil na versão esportiva GTS, com motor 1.4 turbo flex e câmbio automático de seis marchas.