Os novos Caoa Chery Tiggo 7 e Tiggo 8 nas versões híbridas plug-in estreiam nesta semana no mercado brasileiro. O primeiro é uma configuração inédita para o SUV médio que fez sucesso no ano passado no País, enquanto o segundo recebe uma leve reestilização e novidades na lista de equipamentos.
Ambos dividem o conjunto mecânico, formado pelo motor 1.5 turbo a gasolina de 147 cv aliado a dois elétricos de 170 cv. A potência combinada fica em 317 cv e o torque máximo é de 56,6 mkgf. Já o câmbio DHT tem três marchas mecânicas e 11 simuladas. Contudo, o propulsor a combustão passou por ajustes para atender à legislação de emissões do Proconve P8. Além disso, os carros trazem agora tanque de combustível de 60 litros (tinha 45 litros no Tiggo 8 PHEV anteriormente).
Em termos de desempenho, o Tiggo 7 PHEV chega aos 100 km/h em 6,8 segundos. O consumo médio declarado é de 36,9 km/l na cidade e 30,2 km/l na estrada, além da autonomia elétrica de 63 km, conforme dados do Inmetro. O irmão maior, por sua vez, faz o 0 a 100 km/ em 7 segundos e tem consumo médio combinado de 32,7 km/l na cidade e 27,9 km/l na estrada. Por fim, o modelo tem capacidade para rodar cerca de 54 km só com eletricidade.
]Por ora, a dupla será importada da China, mas há planos de produção nacional. De acordo com Jan Telecki, diretor de marketing da Caoa, a fábrica em Anápolis deve passar por uma reformulação antes de começar a montar os dois modelos, o que deve acontecer ainda neste ano.

Medidas e design dos Tiggo 7 e 8 PHEV
Falando em tamanho, o Tiggo 7 tem 4,51 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. É um pouquinho mais longo e largo que o modelo somente a combustão por conta do novo para-choque com frisos transversais. Já a capacidade do porta-malas é de 475 litros. Também traz detalhes diferentes no design grade dianteira com desenho de diamantes e detalhes cromados, além de novas entradas de ar. As rodas de liga leve diamantadas com 18” são exclusivas da versão.
O Tiggo 8 PHEV mantém as medidas do modelo anterior, com 4,72 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de distância entre os eixos. No porta-malas cabem 193 litros com os sete assentos e 889 litros com capacidade para cinco ocupantes. Já as novidades no visual são a grade com padrão diamante com detalhes cromados e logo com iluminação de boas-vindas, já presente na versão Pro (combustão). As rodas, agora com 19”, também trazem novo design.

Interior e equipamentos
Por dentro, os carros são bem luxuosos, com acabamento feito com materiais de qualidade. O Tiggo 8 recebe novos revestimentos na cor terracota, enquanto no Tiggo 7 o interior é todo preto. Destaque na dupla é a enorme tela curva de 24,6” que integra painel de instrumentos e central multimídia. Há comando de voz, conectividade para Android Auto e Apple CarPlay sem fio e GPS. No SUV maior há ainda um novo head-up display. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e aquecimento, além de função massagem no Tiggo 8. Os carros também trazem sistema de som premium da Sony com oito alto-falantes, além de câmeras 360o no 7 e 540o no 8, que inclui até imagens do solo sob o veículo.
Na parte de auxílios à condução, os dois modelos recebem a tecnologia Max Drive, com 10 itens de segurança e assistência ao motorista. Entre eles estão controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alertas de faixa, assistente de tráfego traseiro e monitoramento de ponto cego, por exemplo.
Rivais e preços
O Tiggo 7 Pro PHEV tem preço especial de lançamento de R$ 239.990, o que o torna uma excelente opção por conta do custo-benefício. Seus principais rivais serão o GWM Haval H6 PHEV 19, que custa R$ 244 mil e o BYD Song Plus, por R$ 239.800.
Já o Tiggo 8 Pro PHEV sai por R$ 279.990, valor que o deixa meio “isolado” no mercado. Isso porque custa o equivalente a versões de topo dos modelos a combustão, mas bem mais em conta que os híbridos plug-in com as mesmas proporções e equipamentos, por exemplo. Assim, acaba brigando com Jeep Commander Overland T270, de R$ 276.990 e Volkswagen Tiguan Allspace R-Line, por R$ 299.990.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!