A Fiat já informou aos fornecedores que seus modelos de carros pequenos de próxima geração utilizarão a plataforma do Grupo PSA. Mais especificamente a Common Modular Platform (CMP) do Peugeot 208.
De acordo com a Autonews Europe, a FCA enviou uma carta aos seus fornecedores no final de julho. Nela havia um pedido para que parassem imediatamente qualquer pesquisa, desenvolvimento e atividades de construção de ferramentas relacionadas à futuros modelos do segmento B, de compactos.
A Fiat Chrysler disse que construiria carros pequenos baseados na CMP em sua fábrica em Tychy, Polônia. Um local que atualmente fabrica o Fiat 500 e o Lancia Ypsilon. A FCA poderia construir até 400 mil unidades de modelos baseados na CMP por ano lá.
Subcompactos da Fiat vão morrer
A FCA também anunciou que sairá do segmento de subcompactos daqui para frente e concentrará seus esforços em carros pequenos. “Em um futuro muito próximo, você nos verá voltar a focar neste segmento de maior volume e maior margem. E isso envolverá uma mudança do segmento de minicarros”, afirmou o chefe da FCA Mike Manley no ano passado durante uma teleconferência de resultados do terceiro trimestre.
Embora um cronograma para um retorno a este segmento ainda não tenha sido definido publicamente, alguns especialistas da indústria acreditam que isso acontecerá até o ano de 2024. Com isso em mente, é possível que a Fiat traga de volta o Punto. Que já foi o seu modelo de maior sucesso na Europa.