Você está lendo...
Novos elétricos estão cheios de problemas, diz Consumer Reports
Notícias

Novos elétricos estão cheios de problemas, diz Consumer Reports

Pesquisa indica que vários elétricos recentes recebem queixas de proprietários; estudo contempla 329 mil veículos vendidos nos EUA

Vagner Aquino

02 de dez, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

elétricos
Audi e-tron coleciona reclamações por falhas
Crédito:Audi/Divulgação
e-tron

Dúvidas pairam em relação à confiabilidade de novos veículos elétricos vendidos nos Estados Unidos. Isso é o que aponta uma pesquisa feita pela Consumer Reports. O estudo indica que vários elétricos recentes estão cheios de defeitos, contradizendo o discurso das fabricantes de que esse tipo de veículo é mais simples e, portanto, menos problemático que os com motor a combustão.

O relatório, a princípio, reúne dados de 329 mil veículos, e destaca que alguns elétricos novos apresentam problemas passíveis de cobertura pela garantia. Entretanto, levantam dúvidas quanto a confiabilidade e qualidade. São várias as queixas por parte dos proprietários.

A pesquisa da Consumer Reports cita que os modelos recentemente introduzidos no mercado tendem a ser menos confiáveis ​​do que os já existentes há algum tempo, justamente, por apresentarem mais problemas. Contudo, a série de novos veículos elétricos que vem sendo lançada ultimamente não é exceção.

Publicidade


Em contrapartida, vale deixar claro que os reais problemas dos novatos não são apenas baterias e transmissões, aponta a maior entidade de avaliação de automóveis dos Estados Unidos.

Quais são esses eléricos?

A partir de informações partilhadas por proprietários, a Consumer Reports aponta Audi e-tron, Kia Niro EV e Tesla Model Y como os campeões de defeitos.



Os proprietários do SUV elétrico da Audi relataram falhas no sistema de transmissão e partida e, também, problemas em sistemas eletrônicos. Já os donos do Tesla Model Y alegaram problemas de qualidade de fabricação, como pintura danificada e painéis de carroceria desalinhados. Já os defeitos do Kia Niro EV incluem, especialmente, falha no desempenho do motor elétrico.


Respostas

Questionadas pela Consumer Reports, tanto a Audi como a Kia responderam que estão cientes das questões e, por isso, trabalhando para resolver os problemas relatados. A Tesla, entretanto, não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Por enquanto, a Consumer Reports removeu e-tron e Niro EV da sua lista de recomendados - baseada em bons resultados de testes e confiabilidade. O Modelo Y não estava na respectiva lista, portanto, continua de fora.

elétricos
GM/Divulgação

Veteranos

Cabe frisar que, modelos elétricos mais antigos, como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf, se saíram melhor na pesquisa de confiabilidade. A comparação foi baseada com os lançamentos mais recentes.

Por outro lado, como foram encontrados diversos problemas em novos elétricos, a Consumer Reports decidiu questionar a confiabilidade de Ford Mustang Mach-E, Mercedes-Benz EQC e Porsche Taycan antes mesmo de testá-los. A entidade alega que esses carros são totalmente novos, no entanto, sem histórico. Além disso, foi apontado que nem sempre a tecnologia dos elétricos é problemática. A culpa é, também, de outros sistemas que, geralmente, são adicionados aos novatos para ampliar a percepção de tecnologia e luxo.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião