Igor Macário

21/11/2017 - 7 minutos de leitura. Atualizado: 22/11/2017 | 9:26

Novos Volvo XC60 e Audi Q5 se enfrentam

Segundas gerações de Volvo e Audi ficam mais tecnológicas e evoluem em relação a anteriores

Volvo XC60 X Audi Q5 Crédito: Foto: Rafael Arbex/Estadão

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Q5 e XC60 estão entre os carros mais vendidos no mundo por suas respectivas fabricantes, Audi e Volvo. No Brasil, são modelos de luxo trazidos em configurações muito equivalentes. Aqui, Q5 Ambition e XC60 Inscription se enfrentam numa disputa bem acirrada. No entanto, o Volvo levou a melhor, ainda que por apenas um ponto.

Embora o Audi tenha melhor comportamento dinâmico e um pacote mais esportivo, a marca alemã cobra caro demais. Enquanto o Volvo é tabelado a R$ 259.950, o Q5 parte de R$ 292.990, antes da adição de alguns itens opcionais que são de série no Volvo no XC60. Completo, o modelo da marca alemã, que é fabricado no México sai por R$ 312.090.

Com acerto de suspensão mais macio, o XC60 (produzido na Suécia) é mais confortável e silencioso que o Q5. A cabine do Volvo é mais agradável, com couro macio dos bancos e uma atmosfera que traz requinte superior ao do Audi.

Continua depois do anúncio

O Q5, no entanto, está longe de ser um carro simples. O acabamento é, inclusive, melhor, com materiais superiores mesmo em locais mais escondidos da cabine. O XC60 tem alguns plásticos de qualidade incompatível com sua faixa de preço, ainda que a montagem seja boa.

O contra-ataque do Volvo vem na oferta de equipamentos. O XC60 tem um sofisticado controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo de série. Semiautônomo, o modelo pode rodar sem que o motorista precise segurar o volante a até 130 km/h. O Q5 até traz, como opcional, um sistema semelhante, mas que só funciona em congestionamentos. Vale lembrar que nenhum dos dois pode ser usado no Brasil. Por lei, o motorista deve manter sempre as duas mãos no volante.

A central multimídia do XC60 também é superior à do Audi, com uma enorme tela sensível ao toque (de 9”) e integração com Android Auto e CarPlay. O sistema do Audi não suporta essas plataformas e é operado por botões no console.


Volvo é voltado ao conforto

Os dois utilitários usam motores com números semelhantes. Ambos têm valentes 2.0 turbo – o do XC60 com 254 cv e o do Audi, com 252 cv –, tração integral e entregam desempenho muito satisfatório. As diferenças, no entanto, aparecem na forma como cada um se comporta.

O Volvo é mais voltado ao conforto, com respostas plácidas e uma sutileza própria dos carros da marca. A cabine é silenciosa e mal se percebe o funcionamento do câmbio, automático de oito marchas. Porém, o modelo está longe de ser um carro lento. Basta pisar fundo no pedal do acelerador que ele dispara à frente, mas sem esforço aparente.


O conjunto do Q5 entrega reações mais voltadas à esportividade. A transmissão é automatizada de dupla embreagem, com trocas mais rápidas e que dão ao modelo mexicano mais agilidade. A suspensão do Q5 também é mais firme e garante a ele comportamento melhor em curvas (sem o tornar propriamente desconfortável), enquanto a direção bem direta deixa o modelo bastante divertido de guiar.

Opinião
Escolas diferentes para públicos semelhantes

O rumo que a Volvo tem tomado com seus carros não poderia ser mais sedutor. Um dos motes da marca é o “luxo pela simplicidade”, o que tem sido traduzido quase ao pé da letra nos mais recentes lançamentos. No entanto, não confunda a simplicidade sueca com pobreza. Os Volvo atuais são como aquelas mesas de jantar que se multiplicam de tamanho milagrosamente com o deslizar de uma peça de madeira. Você não necessariamente vê o sofisticado (e superengenhoso) trabalho para fazer aquilo funcionar, mas percebe o resultado, e usufrui dele. A marca deixa bem claro, por exemplo, que seu foco é no conforto e propõe seus carros como um modo de “desestressar” o motorista. De fato, consegue. O XC60 repete a receita do formidável irmão maior, o XC90, e te faz se sentir numa sala de estar das mais requintadas. Só que o modelo também deixa transparecer que algumas concessões a esse lema do conforto absoluto precisaram ser feitas. Isso porque o utilitário concorre num segmento muito mais disputado, recheado de rivais como o Q5, que trazem propostas muito coerentes e válidas, ainda que bem diferentes da Volvo.


Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS