O Ford Bronco, novo SUV 4×4 da marca norte-americana, já está em solo brasileiro. A novidade foi confirmada pelo perfil @bfmsoficial no Instagram. A página publicou informações sobre o emplacamento dos modelos na Bahia com ajuda de outro perfil, o @placadoscarros.
Ao todo, há 28 unidades do Bronco emplacadas em Camaçari, onde fica a principal fábrica da montadora no país. Assim, o registro também confirma outros detalhes. Dentre eles, o conjunto mecânico formado pelo motor 2.0 turbo e o câmbio automático de oito marchas.
Jipe raiz
Da mesma forma, os emplacamentos na Bahia revelam as versões que o Bronco Sport terá no Brasil. O modelo da foto publicada no perfil BF///MS é da versão “Wildtrak”, possivelmente a topo de linha do SUV. Além desta, os registros confirmam as opções “Black Diamond” e “Big Bend”.
Ao que parece, todas elas estarão equipadas com o mesmo conjunto mecânico. Neste caso, o motor 2.0 turbo a gasolina com 245 cv de potência e um torque máximo de 38 mkgf a 3.000 giros. Já o câmbio automático terá paddle-shifts para trocas manuais de marcha.
Nos Estados Unidos, o Bronco Sport tem a opção do motor 1.5 turbo EcoBoost de três cilindros e 184 cavalos, com a mesma transmissão de oito marchas. Entretanto, este conjunto equipa as versões mais baratas com tração dianteira, o que não está previsto para o Brasil.
Tração nas quatro rodas
Tal como se espera em um jipe voltado ao offroad, o Bronco Sport terá a tração 4×4 com bloqueio eletrônico e um robusto diferencial Dana 44 para encarar trilhas pesadas. Contudo, a Ford não parece inclinada a oferecer opção de motor a diesel no seu SUV raiz.
Preço é incógnita
Produzido na fábrica de Hermosillo, no México, o Ford Bronco custa a partir de US$ 28.500 nos Estados Unidos, o que dá cerca de R$ 151 mil na conversão direta, com a cotação a R$ 5,31. Ou seja, caso a Ford traga o SUV nas configurações mais caras, o preço vai superar os R$ 200 mil.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seDessa forma, o Bronco Sport vai brigar com o Jeep Wrangler, que, em tese, é o seu arquirrival. Contudo, se a montadora posicionar o utilitário mexicano abaixo do chinês Territory, que é vendido a partir de R$ 179.900, o Bronco Sport terá condições para desafiar Jeep Compass e cia.
Esta é a categoria que mais ganhará modelos em 2021. Além da plástica do Jeep Compass, que estreia dentro em breve, a Volkswagen vai trazer o SUV Taos da Argentina. E a Toyota vai confirmar nos próximas semanas o Corolla Cross com produção na fábrica de Sorocaba, em São Paulo.
Base de Focus
Com 4,38 metros de comprimento por 1,88 m de altura e 1,89 m de largura, o Ford Bronco usa a plataforma modular do Focus europeu. A arquitetura também é utilizada pelo Escape, outro SUV que pode vir ao Brasil.
Em tamanho, o SUV 4×4 é mais curto que o Compass, porém tem o entre-eixos alguns centímetros maior, com 2,67 m. O Bronco Sport estreia neste ano no Brasil já como linha 2022. E o lançamento não vai demorar.