17/06/2015 - 4 minutos de leitura.

O Koenigsegg que não tem câmbio

O híbrido Regera tem um sistema que envia a potência diretamente às rodas

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Quem conhece um pouco o funcionamento dos carros sabe que o câmbio serve para enviar a força do motor a combustão às rodas – nos elétricos a transmissão pode ocorrer de forma direta. As caixas disponíveis no mercado podem ser manual, automática ou automatizada, mas a Koenigsegg inovou com o Regera, superesportivo híbrido com potência de 1.500 cv que não tem câmbio.

O trem de força do modelo sueco é formado por um 5.0 V8 a gasolina e três motores elétricos, além de baterias de polímero de lítio com 9,27 kWh. O sistema foi batizado de Koenigsegg Direct Drive, ou KDD.

Continua depois do anúncio

Funciona assim: um dos propulsores elétricos que está ligado ao virabrequim do V8, age também como motor de arranque e gera o equivalente a 215 cv. Os outros são conectados ao eixo traseiro e têm 241 cv cada.

Se fosse um carro convencional, a potência do V8 seria enviada ao câmbio e, depois, ao diferencial. Então, seria distribuída para as rodas.

No Regera, a potência do V8 vai diretamente para o diferencial em que estão fixados os dois motores elétricos.
Como a relação do diferencial é longa (2.73), gera pouca força nas rodas. Portanto, os motores elétricos são responsáveis por tirar o veículo da imobilidade e distribuir a força entre as rodas do eixo traseiro em caso de perda de aderência.


Com o Regera a 40 km/h, o acoplamento hidráulico que fica entre o motor e o diferencial se fecha e passa a enviar às rodas a potência do V8. Com isso, o Koenigsegg pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.

Criador da marca, Christian Von Koenigsegg diz que as vantagens são redução de 50% das perdas por movimento e entrega instantânea de torque.


BÔNUS: Veja galeria do Brabus Maybach Rocket 900, um sedã de luxo com 900 cv!

Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS