Marcelo Fenerich
Como outros grandalhões, o Wrangler Unlimited Sport é desengonçado. Descendente do Jeep Willys CJ-6, conhecido no Brasil como “Bernardão”, o jipão chegou este ano ao País na versão de quatro portas, oferecida por R$ 129.900 – a de duas já estava disponível. Avaliamos a novidade, que tem pedigree, mas não é o modelo mais indicado para o off-road pesado, trilhas estreitas, com “facões” profundos ou muita lama. Isso porque com seus 4,22 m de comprimento, 1,87 m de largura, 2.100 quilos e grandes para-choques, ele “enrosca” facilmente nos obstáculos.
Melhor é utilizá-lo em longas expedições. Para isso o jipão oferece bom espaço a bordo para quatro pessoas, graças ao entre-eixos de 2,94 m. Para se ter ideia, é mais que os 2,69 m de comprimento total do Smart Fortwo. Passageiros têm conforto mesmo na terra.
Em movimento, as suspensões por eixo rígido na frente e atrás – solução arcaica, porém robusta – absorvem bem as irregularidades do piso, graças às molas helicoidais com amortecedores a gás. Para acionar a tração integral há uma alavanca ao lado do câmbio.
Ao engatar o modo 4×4 Hi (alta) o câmbio pode estar em qualquer marcha. Já para a 4×4 Lo (baixa/reduzida), é preciso passar para o neutro antes.
Feito nos EUA, ele mantém algumas características de seu “avô”, como os faróis redondos, as dobradiças das portas expostas e a grade dianteira com sete aberturas verticais – que servem para ajudar a refrigerar o motor 3.8 V6 de 199 cv. Acoplado ao câmbio automático de quatro marchas, o propulsor lhe garante bom fôlego.
Por se tratar de um jipe, faltam porta-objetos, o extintor fica mal posicionado (nos pés do passageiro) e não há ajuste elétrico dos retrovisores.
De série há até freio a disco com ABS, que promete eficiência mesmo em situações extremas, como ao circular em áreas com cascalho, areia ou lama.
Para proteger a parte inferior de pedras, por exemplo, há três placas que também isolam o tanque de combustível, a caixa de transferência e o cárter.
Suas rodas de 17” são de alumínio e os pneus 245/75 levam o mesmo nome do jipe.