MARCELO FENERICH
A escolha do pneu apropriado para cada tipo de terreno é determinante para o bom desempenho do veículo no fora de estrada. Segundo especialistas, a instalação de componentes inadequados pode impedir o 4×4 de transpor obstáculos.
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“Normalmente, as montadoras instalam pneus radiais ‘todo terreno’ em seus utilitários. Esses produtos têm mais gomos do que os convencionais, mas não são os mais indicados para percorrer com frequência terrenos puramente off-road”, diz o instrutor de pilotagem João Roberto de Camargo Gaiotto. “Eles são bem eficientes em pisos com pouca areia ou neve.”
Para trilhas arenosas, como em praias e dunas, os mais indicados são os com pequenos gomos. Esse tipo de desenho evita que o pneu cave o solo. “Recomendo aqueles que apresentem grande capacidade de flutuação, permitindo que o veículo tenha mais área de contato.”
O professor de pilotagem Ilídio Guerra diz que veículos que trafegam na lama devem usar pneus com “garras afiadas”, para tirar o barro do caminho e permitir que a borracha alcance o terreno firme. “Os gomos salientes, com espaçamento entre si, facilitam a aderência com o solo e são autolimpantes”, explica.
Ele afirma que esses pneus são desenhados para expelir o barro acumulado entre os sulcos por meio do movimento que a borracha faz quando é comprimida e expandida de acordo com o movimento do veículo.
Baixar a pressão
“Tirar o ar dos pneus é uma alternativa muito utilizada em situações em que é preciso haver maior área de contato com piso pouco aderente”, ensina Gaiotto. Guerra afirma que a pressão não deve ser inferior a 15 libras. “Se isso acontecer, as laterais, que são frágeis, podem rasgar.”