Você está lendo...
O que fazer para extrair o máximo do ar-condicionado
Manutenção

O que fazer para extrair o máximo do ar-condicionado

Confira dicas simples para melhorar a eficiência do sistema de ar-condicionado e resfriar a cabine mais rapidamente

Redação

26 de jan, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ar-condicionado
SE BEM USADO, AR-CONDICIONADO GELA ANTES E DURA MAIS. CRÉDITO: NISSAN/DIVULGAÇÃO
Crédito:

Verão à toda, as temperaturas superando com facilidade os 30ºC e você reclamando do ar-condicionado do carro. Para garantir um bom funcionamento e extrair o máximo do sistema é preciso se atentar a algumas dicas que ainda garantem que você não reduza a durabilidade do componente.

Vale lembrar que o sistema, ainda que não seja visto assim, tem uma função de segurança. Durante as chuvas de verão, o calor dentro do carro fechado faz os vidros embaçarem, reduzindo a visibidade. Um sistema de ar-condicionado em bom estado de funcionamento evita que isso ocorra.

Como a maioria dos sistemas de ar-condicionado ainda são com compressor mecânico, é necessário que o motor do carro esteja ligado. Dessa maneira, o dispositivo vai oferecer também maior capacidade de resfriamento.

Publicidade


Nós lembramos dele durante os dias mais quentes, mas durante o inverno também é importante fazer o sistema funcionar, para garantir a movimentação da correia, polias e a passagem do ar pelo filtro e a lubrificação do compressor.

Um sistema que está funcionando sempre mantém a lubrificação, os ajustes e faz com que o gás do ar-condicionado circule corretamente. Com isso, a temperatura adequada da cabine é atingida mais rapidamente.

O filtro de cabine, inclusive, é um item importante para garantir o melhor rendimento do ar-condicionado. Ele deve ser trocado conforme a recomendação do fabricante no manual de instruções. Um filtro em dia garante que ar na cabine esteja adequado, consegue evitar odores e a maior capacidade reter poluentes.


Dicas simples

Se a temperatura do carro estiver muito alta, é importante ligar o ar-condicionado e deixar as janelas abertas por uns minutos para realizar troca do ar da cabine. Deixar o ar muito quente sair e o mais frio circular pela cabine. Mas os vidros não devem permanecer abertos. Isso reduz a eficiência do sistema.

Para garantir que o interior se mantenha ou em uma temperatura adequada não basta deixar na temperatura mais fria e a velocidade no máximo. A função recirculação mantém as saídas de ar fechadas. Essa função serve também para evitar poeira ou fumaça no ambiente externo.


Dois cuidados com a recirculação fechada é que ela pode reduzir a durabilidade do filtro do ar-condicionado e também com o ar viciado. Como ele não faz a troca, o ar fica "viciado".

Isso pode causar mal estar aos ocupantes porque o nível de oxigênio também é reduzido no ambiente pela troca do oxigênio pelo dióxido de carbono expirado pelos ocupantes. Além de aumentar o risco de transmissão de doenças.

Deixe sua opinião