Redação

15/02/2019 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 16/02/2019 | 10:50

O que o carro elétrico não tem – e é bom por isso

Uso de motores elétricos faz carro elétrico não precisar ter uma série de sistemas conhecidos, diminuindo peso e complexidade

Nissan Leaf já está em pré-venda no Brasil Crédito: Foto: Nissan/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Além de não usar combustível fóssil para se mover, os carros elétricos têm várias outras vantagens ante os movidos a outros combustíveis. Os motores elétricos têm pouquíssimas partes móveis, portanto, toda a parafernália que faz um motor a combustão funcionar não está presente. Uma infinidade de peças como pistões, virabrequim, comandos de válvulas, velas, correias e polias fica de fora. Isso tende a diminuir a complexidade do carro elétrico.

Além disso, todo o sistema de arrefecimento líquido também não está em carros elétricos. Radiador, bomba d’água e reservatórios também não são necessários em carros elétricos. O mesmo ocorre com o sistema de escapamento, com dutos sob o veículo, que terminam na saída traseira. Como os motores elétricos não produzem nenhum resíduo, também não há escape.

Continua depois do anúncio

Um dos poucos sistemas convencionais que são mantidos são os freios, com pinças, discos e reservatório de fluído. Ainda assim, o sistema incorpora a recuperação de energia para as baterias, que pode até dispensar o uso dos freios comuns. Os freios convencionais, no entanto, precisam ser mantidos por razões de segurança.

Logicamente, o tanque de combustível também sai de cena nos modelos elétricos. O mesmo ocorre com as linhas de combustível que o levam até o motor.

Mais leve?

No entanto, embora a ausência de todos esses itens poderia resultar numa enorme economia de peso, não é o que o ocorre na prática. Os elétricos costumam ser bem mais pesados do que modelos equivalentes a gasolina por causa do peso extra das baterias.


Embora a tecnologia de baterias esteja avançando, elas ainda representam boa parte dos quilos extras dos elétricos. Ao menos o motor elétrico pesa bem menos. No Tesla Model S, o propulsor pesa cerca de 40 quilos, enquanto um motor a combustão pode ultrapassar os 200 quilos em propulsores maiores.

Notícias relacionadas

Notícias

Renault Symbioz, novo SUV híbrido, é rival de Compass e Corolla Cross

Notícias

BYD Yuan Pro chega no 2º semestre e promete preço de SUV flex

Notícias

Novo Honda WR-V tem preço definido no Brasil; veja quanto será

Mercado

VW lança nova marca de elétricos na China para concorrer com BYD

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

VER TODAS AS OFERTAS