Ao colocar o câmbio em posição neutro (“ponto morto”), há redução da injeção de combustível na câmara de combustão? O combustível é queimado da mesma forma
com o carro em movimento? Marcelo Mourão, por e-mail
Segundo o assessor técnico da Fiat Carlos Henrique Ferreira, quando o câmbio está em “ponto morto”, o motor gira em rotação de marcha lenta e, assim, existe queima de combustível.
“É pequena, serve para manter o motor funcionando apenas”, explica o especialista. A queima, portanto, ocorre da mesma forma quando o carro está em movimento, embora em menor volume. Já em estrada, em uma descida, por exemplo, se o motorista parar de acelerar o gerenciamento eletrônico poderá até cortar completamente a injeção de combustível.
Por estar ligado ao câmbio (que está conectado às rodas, por sua vez), o motor permanece girando. Nessa condição há economia de combustível, o que não ocorreria se o câmbio estivesse em ponto morto, já que uma pequena quantidade de combustível é injetada.
“Há ainda a questão da segurança (há risco de o motorista perder o controle do veículo caso se coloque o câmbio em neutro). Por isso deve-se manter a marcha engatada e jamais rodar na ‘banguela’”, afirma Ferreira.