MARCELO FENERICH
O ditado “o bom filho à casa torna” pode ser aplicado aos modelos fora de estrada. Criados para ajudar no transporte de tropas na Segunda Guerra, os veículos 4×4 acabaram se transformando em ferramenta de trabalho e, mais recentemente, em objeto de diversão para quem gosta de aventuras na terra. Quanto à vocação de transportar pessoas por locais difíceis, há várias novidades nas áreas de educação, mineração e construção civil.
Entre as mais recentes, a Volare, que pertence à fabricante de ônibus Marcopolo, lançou o primeiro micro-ônibus 4×4 do Brasil. Batizado de Escolarbus, foi criado para levar estudantes da zona rural, sobretudo em locais onde os veículos convencionais não conseguem trafegar.
Com capacidade para até 26 pessoas sentadas, o modelo – desenvolvido em parceria com a Agrale e a Dana – traz entre os diferenciais o eixo que transmite a rotação do motor às rodas dianteiras (nos demais a tração é só na traseira) e sistema de transmissão com opção 4×2 (só atrás), 4×4 e 4×4 com reduzida. O motor é um MWM 4.1 de quatro cilindros 110 cv de potência e 39,7 mkgf de torque.
A MAN é outra fabricante que oferece um ônibus off-road. No ano passado a empresa lançou o Volksbus 15.190 EOD 4×4 – tradicionalmente esse modelo tem tração apenas na traseira.
Além do motor MWM 4.12 de quatro cilindros, com potência de 185 cv, entre os destaques estão o eixo dianteiro com sistema de diferencial e caixa de transferência e o eixo traseiro com bloqueio entre rodas.
Em relação à opção urbana, a suspensão foi elevada, as dimensões foram reduzidas no balanço dianteiro e traseiro e no entre-eixos. Tudo para facilitar a travessia em locais com muitos obstáculos.