MARCELO FENERICH
O ditado “o bom filho à casa torna” pode ser aplicado aos modelos fora de estrada. Criados para ajudar no transporte de tropas na Segunda Guerra, os veículos 4×4 acabaram se transformando em ferramenta de trabalho e, mais recentemente, em objeto de diversão para quem gosta de aventuras na terra. Quanto à vocação de transportar pessoas por locais difíceis, há várias novidades nas áreas de educação, mineração e construção civil.
Entre as mais recentes, a Volare, que pertence à fabricante de ônibus Marcopolo, lançou o primeiro micro-ônibus 4×4 do Brasil. Batizado de Escolarbus, foi criado para levar estudantes da zona rural, sobretudo em locais onde os veículos convencionais não conseguem trafegar.
Continua depois do anúncioCom capacidade para até 26 pessoas sentadas, o modelo – desenvolvido em parceria com a Agrale e a Dana – traz entre os diferenciais o eixo que transmite a rotação do motor às rodas dianteiras (nos demais a tração é só na traseira) e sistema de transmissão com opção 4×2 (só atrás), 4×4 e 4×4 com reduzida. O motor é um MWM 4.1 de quatro cilindros 110 cv de potência e 39,7 mkgf de torque.
A MAN é outra fabricante que oferece um ônibus off-road. No ano passado a empresa lançou o Volksbus 15.190 EOD 4×4 – tradicionalmente esse modelo tem tração apenas na traseira.
Além do motor MWM 4.12 de quatro cilindros, com potência de 185 cv, entre os destaques estão o eixo dianteiro com sistema de diferencial e caixa de transferência e o eixo traseiro com bloqueio entre rodas.
Em relação à opção urbana, a suspensão foi elevada, as dimensões foram reduzidas no balanço dianteiro e traseiro e no entre-eixos. Tudo para facilitar a travessia em locais com muitos obstáculos.