Onix lidera vendas para pessoa física

Hatch Chevrolet foi carro mais vendido do País na primeira quinzena de abril, repetindo desempenho de março

Por 19 de abr, 2014 · 4m de leitura.
Hatch fabricado pela GM teve 7,5 mil unidades vendidas no mês

O Onix foi o carro mais vendido do Brasil na primeira quinzena de abril. E, excluindo as compras feitas por empresas, que seguem apenas critérios técnicos, o Chevrolet liderou o ranking também no mês passado, segundo dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias. Ou seja: o hatch é o atual queridinho dos consumidores brasileiros.

Nas vendas totais (para pessoas físicas e jurídicas) o Onix somou 7.500 emplacamentos, ante pouco mais de 7.100 Palio. O Fiat ficou no segundo lugar e à frente do Volkswagen Gol por apenas 38 unidades.


Os números sinalizam uma mudança e tanto. Em março, o Gol já havia perdido a liderança de vendas totais para a Fiat Strada. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde que o hatch chegou ao topo, há 27 anos.

A Volkswagen informa que está renovando sua linha de produtos, o que justificaria as mudanças no quadro de vendas. A principal novidade é o Up!, que chegou em fevereiro e tirou de linha a versão G4 (com carroceria antiga) do Gol, cujos volumes eram somados aos da G5.

Apesar desse “escorregão” o hatch feito em São Bernardo do Campo continua na dianteira no acumulado do ano, com mais de 50 mil unidades totais.


Para o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa, esses movimentos são naturais. “Não existe mais fidelidade à marca”, afirma.

Ele diz que as promoções feitas por montadoras e concessionárias também ajudam a explicar esse fenômeno. “O lado emocional faz a primeira escolha, mas é o tamanho do bolso que vai determinar a compra.”

Foi o que aconteceu com o professor José Luis Pardo. Ele visitou uma autorizada Chevrolet para ver um Celta e acabou atraído pelo preço do Onix. Também foi a uma concessionária Volkswagen e fechou negócio em um Gol. “O custo-benefício era melhor”, diz.


Pardo diz que o vendedor chegou a lhe oferecer um Up!, mas ele não gostou do acabamento. “Também não fiquei confiante com o motor de três cilindros.”