O Onix foi o carro mais vendido do Brasil na primeira quinzena de abril. E, excluindo as compras feitas por empresas, que seguem apenas critérios técnicos, o Chevrolet liderou o ranking também no mês passado, segundo dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias. Ou seja: o hatch é o atual queridinho dos consumidores brasileiros.
Nas vendas totais (para pessoas físicas e jurídicas) o Onix somou 7.500 emplacamentos, ante pouco mais de 7.100 Palio. O Fiat ficou no segundo lugar e à frente do Volkswagen Gol por apenas 38 unidades.
Os números sinalizam uma mudança e tanto. Em março, o Gol já havia perdido a liderança de vendas totais para a Fiat Strada. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde que o hatch chegou ao topo, há 27 anos.
A Volkswagen informa que está renovando sua linha de produtos, o que justificaria as mudanças no quadro de vendas. A principal novidade é o Up!, que chegou em fevereiro e tirou de linha a versão G4 (com carroceria antiga) do Gol, cujos volumes eram somados aos da G5.
Apesar desse “escorregão” o hatch feito em São Bernardo do Campo continua na dianteira no acumulado do ano, com mais de 50 mil unidades totais.
Para o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa, esses movimentos são naturais. “Não existe mais fidelidade à marca”, afirma.
Ele diz que as promoções feitas por montadoras e concessionárias também ajudam a explicar esse fenômeno. “O lado emocional faz a primeira escolha, mas é o tamanho do bolso que vai determinar a compra.”
Foi o que aconteceu com o professor José Luis Pardo. Ele visitou uma autorizada Chevrolet para ver um Celta e acabou atraído pelo preço do Onix. Também foi a uma concessionária Volkswagen e fechou negócio em um Gol. “O custo-benefício era melhor”, diz.
Pardo diz que o vendedor chegou a lhe oferecer um Up!, mas ele não gostou do acabamento. “Também não fiquei confiante com o motor de três cilindros.”