O Latin NCAP, órgão independente que mede a segurança dos carros vendidos na América Latina, rebaixou a nota do Chevrolet Onix nos testes de impacto. O hatch tinha classificação três estrelas no teste de colisão frontal realizado em 2014. Agora, com novos ensaios que incluíram impactos laterais, o modelo mais vendido no País não alcançou nenhuma estrela.
Segundo a entidade, o Onix mostrou desempenho pobre, com elevada intrusão da cabine e compressão na região do tórax do passageiro adulto sentado na frente. Como o compacto não tem air bags laterais ou outros dispositivos de absorção de energia, o resultado foi negativo.
Para crianças a proteção foi considerada aceitável, ainda que o Onix tenha cinto de segurança apenas de dois pontos no assento central traseiro e não ofereça ancoragens isofix para colocação de cadeirinhas infantis. Além disso, a porta traseira direita se abriu no teste, expondo os ocupantes a mais riscos. Ainda assim, o Chevrolet conseguiu três estrelas para proteção infantil.
Proteste. Depois da divulgação dos resultados, a associação de consumidores Proteste revelou que irá pedir a retirada do Onix do mercado brasileiro, já que ele não oferece níveis mínimos de segurança para os ocupantes do veículo. De acordo com a organização, mesmo que o modelo fosse equipado com air bags laterais, o resultado ainda seria ruim, causado pela fragilidade da estrutura do carro.
Para a Proteste, os resultados do modelos são “uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP”.
Questionada, a GM informou via comunicado que “o Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”. Leia abaixo o comunicado na íntegra:
“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.
A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.
A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.
A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.
O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.
Combinado com air bags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.”
Atualizado às 16h00.