Você está lendo...
Onix tira nota zero em novo teste de segurança do Latin NCAP
Notícias

Onix tira nota zero em novo teste de segurança do Latin NCAP

Associação pede retirada do Onix do mercado após o teste. GM se defende em comunicado

Redação

11 de mai, 2017 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Foto: Latin NCAP

O Latin NCAP, órgão independente que mede a segurança dos carros vendidos na América Latina, rebaixou a nota do Chevrolet Onix nos testes de impacto. O hatch tinha classificação três estrelas no teste de colisão frontal realizado em 2014. Agora, com novos ensaios que incluíram impactos laterais, o modelo mais vendido no País não alcançou nenhuma estrela.

Segundo a entidade, o Onix mostrou desempenho pobre, com elevada intrusão da cabine e compressão na região do tórax do passageiro adulto sentado na frente. Como o compacto não tem air bags laterais ou outros dispositivos de absorção de energia, o resultado foi negativo.

Para crianças a proteção foi considerada aceitável, ainda que o Onix tenha cinto de segurança apenas de dois pontos no assento central traseiro e não ofereça ancoragens isofix para colocação de cadeirinhas infantis. Além disso, a porta traseira direita se abriu no teste, expondo os ocupantes a mais riscos. Ainda assim, o Chevrolet conseguiu três estrelas para proteção infantil.

Publicidade


Proteste. Depois da divulgação dos resultados, a associação de consumidores Proteste revelou que irá pedir a retirada do Onix do mercado brasileiro, já que ele não oferece níveis mínimos de segurança para os ocupantes do veículo. De acordo com a organização, mesmo que o modelo fosse equipado com air bags laterais, o resultado ainda seria ruim, causado pela fragilidade da estrutura do carro.

Para a Proteste, os resultados do modelos são "uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP".

Questionada, a GM informou via comunicado que "o Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul". Leia abaixo o comunicado na íntegra:


"O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.


A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com air bags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul."


Atualizado às 16h00.

Deixe sua opinião