Chevrolet Onix flagra
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Onix, Tracker, SUV chinês e mais: Chevrolet vai lançar 5 carros no Brasil em 2025

Chevrolet vai comemorar 100 anos de Brasil em 2025 e prepara cinco novidades: linha Onix, Tracker, Silverado e até um SUV elétrico chinês

Por Redação 15 de dez, 2024 · 10m de leitura.

A Chevrolet completa 100 anos de atuação no Brasil em 2025. E a marca norte-americana vai comemorar em grande estilo. Depois de lançar seis novidades em 2024, a GM terá mais cinco lançamentos no ano que vem. E o Jornal do Carro agora traz uma lista com os possíveis produtos. Entre reestilizações e veículos inéditos, há dois chamarizes: a primeira mudança visual na linha Onix (hatch e sedã) e a inédita motorização híbrida flex, que deve surgir inicialmente no SUV Tracker.

A General Motors vai investir R$ 7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028, sendo R$ 5,5 bilhões para o Estado de São Paulo com modernização das fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, além do centro de tecnologia. Mas vamos aos carros:

Novo Chevrolet Equinox é maior, moderno e mais caro do que deveria

Novos Chevrolet Onix e Onix Plus 2026

Dois dos três carros mais vendidos da Chevrolet no Brasil vão passar pelo primeiro facelift. Tanto o hatch quanto o sedã compacto vão estrear um visual novo inspirado na minivan Spin e se alinhar como design dos novos e recém-lançados carros da marca por aqui, como Equinox e Blazer EV. As maiores mudanças estarão na dianteira, que deve trazer uma grade redesenhada e um novo arranjo para faróis e lanternas. É possível que as versões mais cara ainda tenham um conjunto Full-LEDs.

Chevrolet Onix 2026
Projeção do designer Kleber Silva mostra como pode ficar o novo Onix 2026 (K Design)

Outra mudança acontecerá na motorização. Para se adequar às novas regras de consumo e emissões, o três cilindros 1.0 turbo terá injeção direta de combustível. Além de ficar mais econômico, haverá um ganho na potência, que deve saltar dos atuais 116 cv para pouco mais de 120 cv. O torque, por sua vez, também terá um acréscimo e pode chegar perto dos 20 kgfm (atualmente são 16,8 kgfm). A opção híbrida leve deste motor 1.0 turboflex deverá ficar para um segundo momento.


Chevrolet Tracker 2026 híbrido flex

Auto Realidade/Instagram/Reprodução

Terceiro SUV mais vendido do Brasil, o Chevrolet Tracker também vai se alinhar à estética dos recentes modelos da marca lançados por aqui. Para isso, terá um novo conjunto óptico, digamos, em dois andares. Em cima, as luzes diurnas de LEDs (DRL) e, logo abaixo, os faróis de posição. A traseira deve passar por menos alterações e ter apenas uma nova disposição de luzes.

Chevrolet Tracker 2026
Projeção do designer Kleber Silva mostra como pode ficar o novo Tracker 2026 (K Design)

O utilitário compacto deve ser o primeiro produto híbrido flex da GM no País. De acordo com o site Autos Segredos, o conhecido motor 1.2 turbo de 133 cv vai ter ajuda de um pequeno sistema de 48V, pouquinho mais sofisticado que o de conjunto de 12V dos Fiat Pulse e Fastback híbridos, por exemplo. E o sistema ajuda parcialmente (e momentaneamente) o conjunto a combustão, criando maior potência e torque em situações específicas, reduzindo o esforço do motor, e economizando combustível. E, decerto, também receberá injeção direta de combustível.

Chevrolet elétrico chinês?

Baojun Yep Plus
Mentiras Automotivas/Instagram/Reprodução

Para fazer frente às atuais e futuras marcas chinesas no Brasil, a GM vai usar sua arma… oriental! Parceira de longa data da SAIC na China, a montadora norte-americana vai trazer ao País um SUV elétrico compacto que, inclusive, já foi flagrado camuflado pela ruas brasileiras.


O Baojun Yep Plus é um mini utilitário de 4 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos – é menor que o VW Nivus, por exemplo. O modelo tem bateria de 41,9 kWh e motor com pouco mais de 100 cv de potência. A autonomia é de cerca de 400 km, conforme o padrão chinês (CLTC).

Chevrolet Suling Starlight S
Projeção mostra como pode ficar o inédito Wuling Starlight S da Chevrolet (K Design)

Além do Yep Plus, a GM testa outro SUV chinês no Brasil, o Wuling Starlight S. Com 4,74 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos, o modelo é maior, com porte médio, e dispões de versões 100% elétrica e híbrida plug-in (PHEV). Ou seja, pode ser um excelente e inesperado rival para chineses híbridos como Haval H6 e BYD Song Plus. A ver.


Silverado renovada

Chevrolet Silverado High Country
Chevrolet/Divulgação

É esperado também que haja alguma atualização na linha da picape grande Silverado. Duas opções são congitadas no País. A primeira é a Z71, de apelo mais esportivo e voltada ao off-road. A segunda possiblidade é a variante elétrica, que traz números estrondosos. Na versão topo de linha nos Estados Unidos, a Silverado EV tem quase 800 cv, bateia de mais de 200 kWh e autonomia de quase 800 km. Ademais, são 680 kg de capacidade de carga.

A probabilidade, no entanto, é pequena. Afinal, a caminhonete elétrica custa entre US$ 80 mil e US$ 100 mil no mercado norte-americano. Com a disparada recente da moeda norte-americana, talve seja inviável o preço em solo brasileiro.


Chevrolet revelará SUV inédito de entrada

Novo SUV Chevrolet Onix GM
Projeções do designer Kleber Silva mostram como pode ficar o novo SUV (K Design/Jornal do Carro)

Para o fim de 2025, a GM prepara uma grande novidade. Tal como o Jornal do Carro detalhou, a montadora vai lançar um SUV de entrada inédito, que será feito sobre a base da linha Onix na fábrica de Gravataí (RS).  Para isso, a GM vai investir R$ 1,2 bilhão na planta como parte dos R$ 7 bilhões que serão aplicados no País até 2028. Ou seja, o novo modelo disputará vendas com Fiat Pulse e Renault Kardian. E com o futuro Volkswagen Tera.

O “Projeto Carbon”, revelado pelo Autos Segredos, terá a dianteira, a traseira e o interior diferentes dos da linha Onix. Por exemplo, o SUV terá capô mais alto e novos painel frontal e para-lamas, para ter um visual mais robusto. Já o desenho terá a nova identidade visual da marca, com os faróis divididos e as luzes diurnas de LEDs na parte superior.


Assim, o cronograma previsto é o seguinte: neste semestre, a GM prepara a fábrica de Gravataí para produzir os novos Onix e Onix Plus, que chegam logo no início de 2025; em seguida, faz a reestilização do Tracker para, então, iniciar o processo de finalização do novo modelo.

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