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OnStar, da GM, vai oferecer ‘mordomo’
Tecnologia

OnStar, da GM, vai oferecer ‘mordomo’

Serviço de conectividade que estreia no Cruze este ano inclui até reservas em restaurantes

12 de ago, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 OnStar, da GM, vai oferecer 'mordomo'

O OnStar, sistema de conectividade da GM com 7 milhões de usuários no mundo, já tem data para chegar ao Brasil: último trimestre deste ano. O dispositivo estreará no Cruze e trará, com exclusividade no País, serviço de “concierge”, uma espécie de mordomo virtual.

Basta pressionar um botão no retrovisor interno do carro para se conectar a uma central na qual o atendente providenciará, ao menos em tese, tudo que o cliente quiser. Dá para, por exemplo, consultar a previsão do tempo, cotação de moedas estrangeiras e até o resultado do jogo de seu time.

É possível reservar mesa em restaurantes, ingressos em teatros, horário em salões de beleza e por aí vai. Desde que, evidentemente, haja disponibilidade para o serviço solicitado.

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Outro serviço interessante é o que avisará o motorista quando o carro estiver circulando durante o dia e horário em que houver restrição às suas placas (rodízio municipal). O dispositivo também enviará à central de atendimento um alerta caso o carro se envolva em acidente, independentemente da ação do condutor.

“Teremos atendentes preparados para orientar o usuário conforme a gravidade do acidente”, afirma o vice-presidente da filial brasileira da GM, Marcos Munhoz.

A empresa ainda não divulgou os preços dos serviços, tampouco os pacotes que serão oferecidos no mercado nacional. “Estamos concluindo os estudos que vão definir a forma mais adequada e os serviços que deverão interessar aos nossos clientes”, afirma Munhoz.


De acordo com ele, a possibilidade de acionar dispositivos como as travas da porta e a buzina, por meio do smartphone, deverá agradar à maioria.

O serviço estará disponível 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Lançado há 19 anos nos EUA, o OnStar alcançou 1 bilhão de atendimentos.

Mimo a clientes não é novidade


Não é a primeira vez que montadoras têm mimos no País.

Em 2008, a Fiat lançou o Clube L’Unico, juntamente com o Linea. Depois, serviços como leva e traz e reservas em hotéis foram estendidos a donos de carros como 500 e Freemont.

Da Citroën, compra de ingressos de shows e flores estavam disponíveis aos donos de qualquer modelo. Mas a marca cancelou o programa.


Quem tem Ford Ka, EcoSport e Ranger, por exemplo, pode comprar pizzas de dentro do carro por meio de um aplicativo ligado ao SYNC AppLink.

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