A GM segue com novidades no ano do seu centenário do Brasil. Depois de confirmar o jipinho elétrico Spark EUV e séries especiais para Onix, Tracker e S10, a Chevrolet agora vai, digamos, olhar para o passado. O programa Vintage visa restaurar e até mesmo atualizar icônicos modelos da Chevrolet com mecânicas atuais.
Quem explica melhor é Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul. “Vamos atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e restomod. A primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios”, afirma Fischler. A segunda prática consiste em fazer algumas modificações que vão melhorar o desempenho, conforto e confiabilidade do carro antigo em questão.
“No restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para o dia a dia”, completa o executivo.
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GM fará picape de 1976 com motor de Camaro
E o programa já está em andamento. Um dos primeiros projetos de restauração é o Monza Classic EF de 1990, o primeiro carro nacional da marca com injeção eletrônica. Entre os restomod, uma combinação bem extravagante: a picape C10, de 1976, vai ganhar mecânica de Camaro. Ou seja, um motorzão V8.
Ademais, a GM diz que a escolha dos automóveis, no entanto, seguiu um critério: na relevância deles no mercado de clássicos e todos produzidos no país nas décadas de 1960 a 1990.
Na lista, estão carros cultuados como o Opala e o Chevette, além de picapes emblemáticas, incluindo a 3100 Brasil, pioneira entre os utilitários projetados para o mercado nacional. Por fim, Kadett, Omega e as primeiras safras de S10 também devem participar do programa em breve.
Os carros, claro, serão vendidos posteriormente e a GM quer atender colecionadores e fãs da marca que buscam projetos exclusivos e também com certificação de fábrica.
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