Opala
GM

Opala, Monza e Chevette vão voltar em novo projeto da GM

Projeto Vintage vai restaurar 10 carros da GM feitos no Brasil, como os Chevrolet Opala, Monza, Chevette, Omega, 3100 e C10

Por Tião Oliveira 20 de fev, 2025 · 5m de leitura.

Os Chevrolet Opala, Monza e Chevette, assim como outros modelos feitos pela GM do Brasil, vão voltar em breve. Porém, não se trata da retomada da produção. O regresso é um projeto piloto que faz parte da celebração dos 100 anos da empresa no Brasil. De olho em fãs da marca e colecionadores, o programa, batizado de Vintage visa restaurar veículos antigos. Todos vão receber uma certificação emitido pelo departamento de engenharia da GM do Brasil.

‘Popular’ da Chevrolet nos anos 1970, Chevette é um dos contemplados no programa; Fotos: GM
Leia Mais

Segundo informações da GM, já estão em processo de restauro alguns modelos “icônicos da Chevrolet feitos no Brasil nas décadas de 1960 a 1990.” De acordo com a empresa, a escolha dos carros levou em conta sua relevância no mercado de clássicos. Inicialmente, a companhia informa que a lista inclui o Opala e o Chevette, além de “picapes emblemáticas”.


Bisavó da S10, picape 3100 Brasil ‘Martha Rocha’ tem exemplar no museu da GM; Tião Oliveira/Estadão

Conforme a GM, estão nesse grupo a 3100 Brasil, que ficou conhecida pelo apelido de Martha Rocha, bem como a primeira geração da S10 e uma C10 com motor V8 do Camaro. Por sua vez, o Monza, de 1990, é da série especial EF, baseada na versão de topo, Classic SE, e limitada a 5 mil unidades. Entre os destaques, o Monza Classic SE 500 EF foi o primeiro carro com injeção eletrônica fabricado pela GM no Brasil. A sigla EF fazia referência ao sistema de alimentação (electronic fuel injection).

Monza 500 EF: primeiro GM do País com injeção eletrônica, celebrava vitória de Fittipaldi na Fórmula Indy

De Opala a C10 com V8 do Camaro

Bem como ao piloto Emerson Fittipaldi, que venceu a 500 Milhas de Indianápolis (EUA) em 1989 (daí o número 500). Não por acaso, ele foi garoto propaganda do modelo. Segundo o jornalista Rodrigo Mora, especializado na área de veículos antigos, o programa Vintage promoverá a restauração de dez modelos. Assim, também fazem parte do grupo o sedã Omega e o hatch Kadett. Conforme Mora, a concepção do projeto de cada carro é da GM, mas a execução vai ficar a cargo de uma das três oficinas parceiras escolhidas previamente pela fabricante.

De acordo com Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul, o programa Vintage vai contemplar dois segmentos de carros antigos: restauração e o restomod. Ou seja, a restauração que inclui peças e soluções modernas. É o caso da picape C10 com motorzão do Camaro. Essas atualizações, visam deixar o carro “mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, diz. Seja como for, por ora não há informações sobre se esses carros serão vendidos, leiloados ou sorteados.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

 Inscreva-se


Banner Fixo
Banner Fixo