Os Chevrolet Opala, Monza e Chevette, assim como outros modelos feitos pela GM do Brasil, vão voltar em breve. Porém, não se trata da retomada da produção. O regresso é um projeto piloto que faz parte da celebração dos 100 anos da empresa no Brasil. De olho em fãs da marca e colecionadores, o programa, batizado de Vintage visa restaurar veículos antigos. Todos vão receber uma certificação emitido pelo departamento de engenharia da GM do Brasil.
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Segundo informações da GM, já estão em processo de restauro alguns modelos “icônicos da Chevrolet feitos no Brasil nas décadas de 1960 a 1990.” De acordo com a empresa, a escolha dos carros levou em conta sua relevância no mercado de clássicos. Inicialmente, a companhia informa que a lista inclui o Opala e o Chevette, além de “picapes emblemáticas”.
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Conforme a GM, estão nesse grupo a 3100 Brasil, que ficou conhecida pelo apelido de Martha Rocha, bem como a primeira geração da S10 e uma C10 com motor V8 do Camaro. Por sua vez, o Monza, de 1990, é da série especial EF, baseada na versão de topo, Classic SE, e limitada a 5 mil unidades. Entre os destaques, o Monza Classic SE 500 EF foi o primeiro carro com injeção eletrônica fabricado pela GM no Brasil. A sigla EF fazia referência ao sistema de alimentação (electronic fuel injection).
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De Opala a C10 com V8 do Camaro
Bem como ao piloto Emerson Fittipaldi, que venceu a 500 Milhas de Indianápolis (EUA) em 1989 (daí o número 500). Não por acaso, ele foi garoto propaganda do modelo. Segundo o jornalista Rodrigo Mora, especializado na área de veículos antigos, o programa Vintage promoverá a restauração de dez modelos. Assim, também fazem parte do grupo o sedã Omega e o hatch Kadett. Conforme Mora, a concepção do projeto de cada carro é da GM, mas a execução vai ficar a cargo de uma das três oficinas parceiras escolhidas previamente pela fabricante.
De acordo com Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul, o programa Vintage vai contemplar dois segmentos de carros antigos: restauração e o restomod. Ou seja, a restauração que inclui peças e soluções modernas. É o caso da picape C10 com motorzão do Camaro. Essas atualizações, visam deixar o carro “mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, diz. Seja como for, por ora não há informações sobre se esses carros serão vendidos, leiloados ou sorteados.
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