Em um mercado em que os carros mais baratos se aproximam de R$ 30 mil – o Fiat Palio Fire, por exemplo, parte de R$ 29.540 -, têm motores de 1 litro e vêm sem itens básicos de conforto, o que resta aos fãs de velocidade? Os usados. Neste levantamento, indicamos, usando os preços da tabela de usados do Jornal do Carro, algumas opções de veículos básicos na mesma faixa de preço dos modelos de entrada novos disponíveis no Brasil. A linha de corte foi R$ 35 mil – há, porém, algumas indicações que saem por até R$ 300 a mais.
Na lista, há carros de marcas de luxo e de montadoras mais generalistas, e modelos de 2003 até 2012. Além de andarem bem, esses carros já passaram por ampla desvalorização – uma grande preocupação do consumidor de carros no Brasil. Além disso, têm boa lista de itens de conforto.
Há, no entanto, diversos pontos negativos. Em alguns casos, o preço do seguro de modelos mais antigos pode ser bem alto – vale sempre fazer uma cotação com um corretor antes de fechar a compra. Além disso, eles já perderam a garantia de fábrica e estão mais sujeitos a falhas. E, como a maioria já saiu de linha, pode ser bem mais difícil encontrar peças de reposição.
Por fim, carros mais antigos têm opções de financiamento bem menos interessante que os novos. Acha que esses possíveis contratempos valem o prazer de acelerar mais forte? Então, confira a lista.
AUDI A4 2005 – R$ 35.360
Essa geração do carro ainda tem linhas atuais, bem atraentes. Seu motor é o 1.8 turbo (163 cv), combinado ao câmbio CVT. Dica: se não se importar em pegar um exemplar 2004, o preço médio é de R$ 31.363.
BMW 320i 2004 – R$ 35.043
Outro alemão cujas linhas não ficaram datadas. Entre os destaques, há o sistema de tração traseira e a dirigibilidade com pegada esportiva. O modelo tem motor 2.2 de 170 cv.
CHEVROLET ASTRA 2011 – R$ 28.079
Quem nunca levou luz alta de um Astra em uma rodovia, por exemplo. O modelo, grande sucesso da Chevrolet, anda muito bem. Os exemplares 2011 são do último ano de produção.
FIAT 500 SPORT AIR 2012 – R$ 34.794
Esse carrinho é prático, fácil de estacionar, bom de guiar, cheio de desenvoltura no trânsito… E muito rápido. Especialmente na versão manual, como a exemplificada. Os exemplares do 500 Sport Air oferecidos seminovos geralmente são bem equipados, com direito a bancos de couro, ar-condicionado digital, sistema de som com entradas auxiliares e conexão Bluetooth e, em alguns casos, até teto solar.
FORD FOCUS 2011 – R$ 35.010
(Foto: Sergio Castro/Estadão)
Desde a primeira geração, o Focus é destaque no segmento de hatches médios – principalmente pela dirigibilidade. Os exemplares 2011 são da segunda geração – que até hoje deixa muitos rivais mais atuais no chinelo. O motor é 1.6 flexível de até 115 cv.
HONDA CIVIC 2009 – R$ 34.453
De todas as gerações do Civic lançadas até agora no Brasil, esta foi a com mais pegada esportiva, no visual e na dirigibilidade. Seu motor é 1.8. As versões com este preço têm câmbio manual.
PEUGEOT 408 2.0 2012 – R$ 34.393
Um dos melhores custo-benefícios da lista, pela “idade” e a ampla lista de equipamentos. Além disso, esse preço é para as versões automáticos – o câmbio não é dos melhores, mas, no trânsito, não ter de trocar marchas faz toda a diferença.
TOYOTA COROLLA XEi 2008 – R$ 31.748
(Foto: Robson Fernandjes/Estadão)
Esse é o preço médio praticado para os exemplares do último ano daquele que ficou conhecido como Corolla “Brad Pitt”. Em seguida, ele passou por reestilização. Valor é para versão automática.
VOLKSWAGEN GOLF GTi 2007 – R$ 35.253
(Foto: Claudio Teixeira/Estadão)
O sonho de consumo de nove entre dez entusiastas da velocidade tinha, em 2007, carroceria da quarta geração e motor 1.8 turbo com cerca de 180 cv. O Golf evoluiu muito, mas o modelo de 2007 continua sendo, até hoje, um modelo excelente, com ótima dirigibilidade.
ATUALIZADA ÀS 17H10
VEJA TAMBÉM: DEZ OPÇÕES DE UTILITÁRIOS-ESPORTIVOS USADOS
1/10
Hyundai Tucson 2011 2.0 Aut. - R$ 39.143
O grande barato de comprar um Tucson usado é que ele é exatamente igual ao novo - por fora e por dentro. Na linha 2011, ele tinha motor 2.0 só a gasolina de 142 cv e agora é flexível com 146 cv, mas o câmbio automático de quatro marchas é o mesmo. O 2016 parte de R$ 69.990 e o 2011 tem preço médio de R$ 39.143
2/10
Renault Duster 2012 2.0 Aut. - R$ 40.690
Um Duster 2.0 4x2 com câmbio automático de quatro marchas se diferencia do atual por uma leve reestilização. Motor e câmbio são os mesmos, bem como o espaço interno. Um pênalti de optar pela versão mais antiga é ausência da central multimídia. O novo com a mesma base parte de R$ 85.150, o preço médio do modelo 2012 é de R$ 40.690
3/10
Ford Ecosport 1.6 Freestyle - R$ 48.402
Apresentado em 2012, o Ecosport ainda não teve mudanças no visual, mas sim no motor 1.6 flexível, que lá atrás gerava até 115 cv e agora tem até 131 cv. O câmbio é o mesmo, bem como a maior parte da lista de equipamentos oferecida. A linha 2012 tem preço médio de R$ 48.402
4/10
Fiat Freemont 2013 - R$ 69.762
O Freemont tem o mesmo visual desde seu lançamento em 2013 e também o motor 2.4 a gasolina de 172 cv. A diferença é que agora o câmbio automático é de seis marchas, no lugar do antigo de quatro velocidades. Ele inicia em R$ 109.950. O preço médio no modelo 2013 é de R$ 69.762
5/10
BMW X1 2013 - R$ 73.982
O BMW X1 mudou de geração recentemente. Até então, o visual era o mesmo desde 2010, bem como a motorização 2.0 turbo de 184 cv, câmbio automático de oito marchas e boa lista de equipamentos. O valor médio para um carro usado desse ano é R$ 73.982 com tração traseira. Na nova geração ele parte de R$ 166.950, tem um 2.0 de 192 cv e agora traz tração dianteira
6/10
Honda CR-V 2013 R$ 86.442
Irmão maior do HR-V, o CR-V tem o mesmo motor 2.0 flexível de até 155 cv e câmbio automático de cinco marchas, além de lista de equipamentos semelhante à do novo. O preço médio é de R$ 86.442 para a antiga geração do modelo 2013, enquanto o novo equivalente custa R$ 145.800. Você pode encontrar opções mais baratas baseadas na versão de entrada LX, que não existe mais, porém tem o mesmo motor e câmbio.
7/10
Chevrolet Trailblazer V6 gasolina 2013 - R$ 89.767
O Trailblazer é derivado da picape S10 e um utilitário parrudo de sete lugares. O motor V6 em 2013 entregava 239 cv, agora na recém-lançada linha 2017 entrega 277 cv, uma modificação presente desde a linha 2015. Disponível apenas em versão completa LTZ, na linha 2017 ele custa R$ 159.990.
8/10
Toyota RAV4 2013 - R$ 93.231
O Toyota RAV4 é outro modelo que não mudou muito desde o lançamento em 2013. Nos modelos da linha 2014, ele ganhou central multimídia com GPS integrado e leitor de DVD. Com estepe temporário, o espaço no porta-malas também aumentou, de 476 litros para 547 l. O preço médio é de R$ 93.231. Zero-km ele parte de R$ 132.950. Há uma reestilização visual que ainda não chegou ao Brasil, mas deve estar no Salão do Automóvel
9/10
Kia Sorento 2015 - R$ 126.043
O Kia Sorento acabou de mudar de geração e chegou às lojas por R$ 183.900. A geração antiga na linha 2015 tem preço médio de R$ 126.043, além do visual, há mais itens de série da parte tecnológica, como monitor de ponto cego, entre outros. O motor do Sorento 2015 é o 3.5 V6 de 278 cv acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração integral, já a linha 2016 vem com um 3.3 V6 de 270 cv e a mesma configuração de câmbio e tração
10/10
Volkswagen Touareg 2012 - R$ 169.170
O Touareg ganhou uma reestilização em abril de 2015, mas sobre a mesma plataforma - que é compartilhada com o Porsche Cayenne. Isso inclui a manutenção do motor V8 4.2 de 360 cv e o câmbio automático de oito marchas. Na linha 2012, ele pode ser encontrado com preço médio de R$ 169.170. Na 2015, as novidades foram a suspensão a ar, ar-condicionado de quatro zonas e bancos dianteiros com aquecimento. O preço é de R$ 367.390. Vale pesquisar pela versão V6, que é mais rara, e zero-km sai a R$ 307.990