A Opel revelou uma versão exclusiva para competições da nova geração do Astra batizada de TCR. O modelo foi criado com base na categoria de corrida para carros de turismo Touring Car Racing e desenvolvida em parceria com a Kissling Motorsport.
Seu projeto é baseado na versão com motor 2.0 turbo que entrega 330 cv e 42,8 mkgf, associado a um câmbio sequencial de seis marchas e dupla embreagem com trocas por aletas atrás do volante. A entrega de potência ocorre no eixo dianteiro. O sistema tem desacoplamento duplo, mantendo a estabilidade do carro nas reduções. Com 1.200 kg, a relação peso/potência é de 3,6 kg/cv.
O kit de freio é formado por discos de 378 mm na frente com pinças de seis cálipers e de 265 mm na traseira com pinça de dois pistões. O próprio piloto pode ajustar o balanço do freio pelo cockpit.
No pacote aerodinâmico, o Astra TCR recebeu spoiler dianteiro e aerofólio ajustáveis, além de amortecedores de competição. Freios ABS e controle eletrônico de estabilidade não são permitidos e ficaram de fora.
O carro foi desenvolvido para disputar provas de curta (WTCC) ou longa duração, como a 24 Horas de Nürburgring, com a mesma configuração, oferecendo às equipes privadas um bom custo benefício.