A Opel, subsidiária europeia da GM, anunciou que vem
desenvolvendo nos últimos dois anos uma nova tecnologia de faróis adaptativos
que ilumina a direção em que o motorista está olhando.
De acordo com a montadora, o sistema usa uma câmera com
sensores periféricos para escanear o movimento dos olhos do motorista mais de
50 vezes por segundo em períodos noturnos. Essa informação é usada para
determinar a direção do facho de luz e fazer ajustes horizontais ou verticais.
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Os engenheiros da empresa tiveram de adaptar a tecnologia
para evitar que os faróis se movam desorganizadamente ao seguir a tendência natural das pessoas de mudar o foco do olhar
rapidamente. Para isso, foi criado um sofisticado algoritmo de retardamento que
assegura os registros apenas de movimentos sutis. Se o motorista tirar os olhos
da estrada, os faróis permanecem iluminando um ponto central.
O sistema foi desenvolvido para funcionar com qualquer
pessoa atrás do volante, independentemente da altura
e sem precisar de calibrações.
A data de lançamento da tecnologia ainda não foi anunciada,
mas a Opel pretende usá-la na próxima geração de seus faróis adaptativos
chamados AFL+, que ajustam a direção e intensidade da iluminação dependendo da
situação (próximo a pedestres, estradas, condições
climáticas…). A fabricante também finaliza
os últimos testes com seus faróis de LEDs matrix, já
usados em marcas alemãs de luxo, que serão lançados nos próximos 18 meses.