O compacto Kadett acaba de celebrar 80 anos de história. A primeira geração foi lançada em 1936, e a ela se sucederam outras dez, primeiro sob o nome Kadett e depois como Astra. Poucos modelos foram tão longevos.
Na estreia, o Kadett A se destacava pela construção do tipo monobloco e pela suspensão dianteira independente. Na época, o carro era um sedã compacto, com motor 1.0 de 40 cv. assumiu. A geração B surgiu em 1965, com visual mais alinhado à estética norte-americana da época, e vendeu 2,6 milhões de unidades.
Apresentado em 1973, o Kadett C tem aparência familiar aos brasileiros, já que dele derivou a primeira geração do Chevette, lançada aqui no mesmo ano. A versão esportiva GT/E fez sucesso em provas de automobilismo na Europa, graças ao seu motor 1.9 de 105 cv, que levava o carro a bons 184 km/h.
A geração D, de 1979, foi a primeira com tração dianteira e motor transversal e deu origem ao médio Ascona – que, no Brasil, foi vendido como Monza a partir de 1984.
Em 1984, surgiu na Europa o Kadett E, que chegou ao Brasil em 1989. Esse é o único Kadett que os brasileiros reconhecem por esse nome. No mercado brasileiro, portanto, as gerações C, D e E do Kadett chegaram a conviver simultaneamente, sob os nomes Chevette, Monza e Kadett, até 1994 (quando o Chevette deu lugar ao Corsa).
A partir de 1991, na geração F, o Kadett passou a receber o nome Astra. Essa geração também foi vendida no Brasil, importada da Bélgica. O Astra G, de 1998, foi produzido no próprio Brasil, onde esteve em linha até 2011.
Na Europa, o Astra ainda teve as gerações H (2004-2014, que no Brasil foi vendida como Vectra GT), J (2009-2015) e K (que foi apresentada no Salão de Frankfurt de 2015 e permanece em produção). Sob os nomes Kadett e Astra, o modelo vendeu respeitáveis 24 milhões de unidades no continente europeu.