A PSA finalmente concluiu o processo de incorporação da Opel para debaixo do seu guarda-chuva. A marca alemã, que traz junto seu braço inglês, a Vauxhall, foi comprada da GM em março, e só agora passa a fazer parte por completo da PSA.
A Opel era a divisão europeia da GM desde 1929 e agora se junta às francesas Peugeot, Citroën e DS. “É um dia histórico”, disse o CEO da Opel Michael Mohscheller.
“Estamos orgulhosos de nos juntar à PSA e estamos abrindo um novo capítulo em nossa história após 88 anos com a GM. Continuaremos nosso caminho de criar tecnologias ‘made in Germany’ acessíveis a todos”, completou o executivo.
Agora, o grupo PSA se torna o segundo maior conglomerado empresarial da Europa, atrás apenas da Volkswagen, com 17% de participação de mercado. Os maiores acionistas são a própria família Peugeot, o governo francês e a fabricante chinesa Dongfeng.
A única parte da Opel que ainda está sob domínio da GM é o braço financeiro, que será adquirido integralmente pela PSA em conjunto com o banco BNP Paribas até o fim do ano.