Você está lendo...
Órgão quer obrigatoriedade do ESP em 2017
Tecnologia

Órgão quer obrigatoriedade do ESP em 2017

Proteste realizou testes que comprovam a importância do componente para a redução de acidentes

04 de nov, 2015 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Órgão quer obrigatoriedade do ESP em 2017
Proteste que item obrigatório para todos os carros a partir do segundo semestre de 2017O controle eletrônico de estabilidade é um componente importante para a segurança veicular. O motivo é simples: cabe ao sistema recuperar a trajetória do veículo em caso de perda de estabilidade por falta de aderência. A novidade é que aProteste Associação de Consumidores, parceira doPrograma de Avaliação de Carros Novos (Latin NCAP), quer tornar o chamado ESP item obrigatório para todos os carros a partir do segundo semestre de 2017.Nos Estados Unidos e na União Europeia, o ESP já é obrigatório, enquanto na Argentina será item de série em 2018.

De acordo com a entidade, o ESP será fundamental para a redução de acidentes. Além disso, o item faz com que umveículo ganhe quatro ou cinco estrelas nos testes de colisão feitos pelo Latin NCAP. A ideia é coletar assinaturas nowww.proteste.org.br/carrosobcontrole e pressionar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A pedido do Proteste foram feitos testes práticos com dois veículos do mesmo modelo, um com o controle eletrônico de estabilidade e outro sem o sistema. Tudo para comprovar a importância do componente.No primeiro teste, um piloto profissional fez um desvio de emergência a 70 km/h e no veículo sem o controle eletrônico de estabilidade, ele teve dificuldade para controlá-lo e por no chão, após levantar a roda. Ou seja, se não fosse um profissional, teria capotado. Já o modelo com o sistema permitiu que assumisse o carro no momento da ocorrência dos movimentos de descontrole, evitando a derrapagem.

Publicidade


No segundo teste, um “slalom”, em que é provocada uma instabilidade no carro para avaliar o seu comportamento, o controle de estabilidade também se mostrou essencial. Ele perde somente para o cinto de segurança quanto a item mais importante de segurança.

Deixe sua opinião