O ano que chega ao final foi bastante movimentado para a indústria automobilística. Em alguns meses, mais de dez lançamentos chegaram às lojas, considerando novas versões e gerações e carros inéditos.
O Jornal do Carro, agora, faz uma retrospectiva do ano e lista quais foram os 20 lançamentos mais importantes de 2013. Há nacionais e importados provenientes de Estados Unidos, Europa e Japão. Todos foram avaliados pela reportagem no decorrer do ano.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre Carros
++ Retrospectiva: os micos automotivos de 2013
Os critérios considerados pela seleção são a relevância para o mercado, o fato de ser inédito ou de mudar de geração. Deixamos de fora versões de modelos mais existentes – com exceção do Fox Bluemotion e algumas reestilizações – no caso de modelos que têm menos representatividade em vendas. Confira nossa seleção.
O ano começou com a nova geração do carro, que antes era baseada no Celta e, agora, deriva do Prisma. Com motores 1.0 e 1.4, do velho Prisma ele traz apenas o nome.
2 – HYUNDAI HB20S – MARÇO
Logo após o Prisma, chegou às lojas aquele que se tornaria seu principal concorrente: a versão sedã do Hyundai HB20. O carro é produzido em Piracicaba (SP), junto com o hatch.
Foi considerado pela reportagem do Jornal do Carro um dos melhores carros já lançados pela Peugeot no Brasil. Ele convive com o 207, que em breve deve sair de linha.
4 – MERCEDES-BENZ CLASSE A – ABRIL
Agora com mais jeito de hatch médio que a geração anterior, que não veio ao Brasil, o hatch é cheio de atributos para concorrer com Audi A3 e BMW Série 1.
Importado da Coreia do Sul, carro mudou de geração e ficou maior.
Antes importado do México, passou a ser feito no Brasil. Inovou ao trazer ESP para a categoria de compactos nacionais
Nova geração traz versões de duas e quatro portas. Sua configuração sedã, ainda não lançada no País, será nacional em 2015.
Segunda picape mais vendida do Brasil mudou de geração.
Nova geração do carro importado do Japão chegou ao País cheia de modernidade, mas com desenho pouco envolvente.
Inédito jipinho foi o mais importante lançamento chinês do ano. Concorre com Ford EcoSport.
Com o hatch médio, a Volvo ganhou representante na briga com os modelos alemães (A3, Classe A e Série 1).
O conversível britânico é um dos modelos mais belos lançados nos últimos anos.
13 – VOLKSWAGEN FOX BLUEMOTION – JULHO
Inovou ao trazer motor 1.0 de três-cilindros. Com isso, marca saiu na frente das principais concorrentes (Fiat, Chevrolet e Ford).
14 – VOLKSWAGEN GOLF – SETEMBRO
Depois de anos e anos de Golf IV, o hatch finalmente chega ao Brasil em sétima geração. Ele ainda é importado da Alemanha, mas em 2016 será nacional.
15 – FORD FOCUS – SETEMBRO
Nas versões hatch e sedã, é o primeiro carro do mundo a combinar injeção direta de combustível a tecnologia flexível.
Importado do México, mudou de geração.
Recebeu reestilização e a inédita terceira porta na versão cabine dupla.
Carro veio ao Brasil concorrer com Ford Fusion. É trazido dos Estados Unidos.
19 – MERCEDES-BENZ CLASSE S – NOVEMBRO
Sedã topo de linha da marca alemã chegou em nova geração.
Reestilizado, sedã agora une ótimo espaço interno a um desenho atraente.