O último ano de 2024 foi de boas vendas para modelos elétricos no Brasil, e consolidou a liderança de algumas marcas no cenário nacional de eletrificados. Contudo, apesar do bom desempenho do segmento, algumas promessas entre os elétricos não emplacaram como deveriam no ano passado, e boa parte deles por conta do alto preço.
Assim, desta vez faremos diferente, listando os dez modelos menos vendidos de 2024, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Para a lista abaixo, consideramos os dez modelos situados abaixo dos mais vendidos em 2024, mas vale pontuar que, no ranking da ABVE, existem veículos com ainda menos unidades emplacadas em todo o ano passado.
Os elétricos menos vendidos do Brasil em 2024
Volvo C40
O SUV cupê da Volvo é o primeiro da lista entre os menos vendidos, com 368 unidades emplacadas em 2024. Além disso, é o mais vendido entre os presentes. Com a chegada do irmão menor EX30, o público migrou para a novidade, deixando o modelo como segunda opção no portfólio da marca, apesar da maior autonomia (385 km), por exemplo.
Peugeot E2008 GT
O crossover da Peugeot em sua versão elétrica é o segundo na lista entre os menos vendidos, com 351 unidades vendidas no ano passado. Assim, o E2008 GT segue como opção à versão a combustão, com motor elétrico dianteiro de 158 cv e 26,5 mkfg de torque. Sua bateria de 54 kWh tem alcance elétrico de 261 km.
BMW iX1
O primeiro de três modelos da BMW na lista é também o mais vendido entre eles, o SUV iX1, com 223 unidades vendidas no ano todo. O elétrico da marca tem 204 cv de potência e 25,4 mkfg de torque máximo, e 0 a 100 km/h de 8,6 s. Além disso, o BMW tem um alcance elétrico de até 332 km, segundo o PBEV.
Renault Megáne E-Tech
O crossover elétrico da Renault é dono do quarto lugar entre os menos vendidos do ano passado, com 183 unidades emplacadas. O modelo é o segundo mais vendido da marca, perdendo apenas para o subcompacto Kwid E-Tech, conhecido pelos sucessivos descontos que recebeu ao longo dos anos. O modelo tem motor elétrico dianteiro de 220 cv e 30,6 mkgf. A bateria de 60 kWh de capacidade tem energia suficiente para garantir autonomia de 337 km, segundo o PBEV, aferido pelo Inmetro.
BMW iX3
Outro BMW na lista é o iX3, cujas vendas em 2024 não passaram das 148 unidades. Assim, o irmão maior do iX1 tem 286 CV e promete alcance elétrico de 460 km.
Ford Mustang Mach-E
Mescla de SUV com esportivo, o Mustang Mach-E teve sua linha 2024 anunciada já no apagar das luzes do ano passado, e fechou o ano entre os elétricos menos vendidos do País. Por aqui, o ‘primo-irmão’ do Mustang cupê vendeu 133 unidades. O elétrico tem 487cv e 87,7 mkgf de torque, e autonomia de até 379 km de autonomia segundo o ciclo PBEV (Inmetro).
Mini Cooper SE é único hatch entre os elétricos
O Mini elétrico, cuja versão conversível foi silenciosamente cancelada recentemente, também vendeu pouco no Brasil. Por aqui, o modelo acumulou apenas 131 unidades, de janeiro a dezembro do ano passado. Assim, o hatch tem 184 cv, 27,5 mkgf de torque e alcance elétrico de 234 km (ciclo WLTP).
BMW iX
O último dos BMW também é o maior e o mais caro entre eles. O SUV iX vendeu o mesmo que o irmão de empresa Mini, com 131 unidades. Assim, o modelo elétrico tem 326 cv de força e 64,2 mkgf de torque, e um alcance elétrico de 327 km (versão xDrive40).
BYD TAN
O SUV elétrico mais poderoso e caro da BYD é também um de seus modelos “civis” que menos venderam no ano passado, com apenas 113 unidades. O modelo elétrico tem dois motores, que combinados entregam 517 cv e 71,4 mkgf de torque. Assim, sua autonomia total é de 430 km em uma única carga, por exemplo.
Porsche Taycan 4S é último entre os elétricos menos vendidos
Ocupando o último lugar, um esportivo elétrico de respeito: o Porsche Taycan. Vendendo mais até que modelos mais baratos (mas não do mesmo segmento), o Taycan 4S tem 530 cv e 65,3 mkgf de torque, além de uma autonomia de aproximadamente 450 km com uma única carga. O esportivo alemão vendeu 92 unidades no ano passado.
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