Há várias formas de “ler” as informações sobre emplacamentos de veículos divulgadas pelas montadoras e concessionárias de veículos. Os números totais são resultado da soma das vendas ao consumidor final e também das chamadas vendas diretas (para taxistas, portadores de necessidades especiais, empresas e locadoras, por exemplo). Quando se considera apenas o primeiro grupo, surgem algumas surpresas – caso do Honda HR-V, modelo que mais ganha posições na lista dos mais licenciados.
No primeiro quadrimestre de 2017, o utilitário-esportivo ficou em oitavo no ranking geral de vendas. Considerando-se apenas as entregas feitas no varejo, o Honda sobe para a quinta posição. Além disso, nove de cada dez HR-V são vendidos para o cliente final.
Outro que se destaca na preferência do consumidor é o Hyundai HB20. Do total de emplacamentos no primeiro quadrimestre deste ano, 86% foram destinados ao varejo. Trata-se do melhor índice entre os carros de entrada que ocupam posições entre os dez mais vendidos do Brasil no período.
O Etios, da Toyota, fica bem próximo: 83,1% de suas vendas são no varejo. Outro modelo desse segmento que vai bem é o Volkswagen Fox, com 81,4%. Para comparação, o Chevrolet Onix, carro mais emplacado no Brasil, tem 73% de vendas para o cliente final.
Na contramão desses modelos, o Sandero perde muita força quando o que está em jogo é a preferência do cliente “comum”. As entregas no varejo representam apenas 47,9% de suas vendas. Entre os carros de passeio, no entanto, o pior índice registrado entre os 20 modelos mais vendidos é o do Volkswagen Voyage, de 33,4%.
Dos utilitários-esportivos, o Renegade é o que mais perde o brilho após descontar as vendas diretas. Só 51,7% das vendas do Jeep no primeiro quadrimestre foram no varejo.
Comerciais Leves. Entre picapes e vans, o mais comum é que as vendas para clientes finais sejam inferiores a 50% do volume total, pois nesses segmentos os veículos têm foco principalmente no trabalho. Até por isso, os detalhes de emplacamento da Toyota Hilux surpreendem: 80% das vendas do modelo no primeiro quadrimestre deste ano foram feitas para pessoas físicas.
Também chama a atenção o índice de vendas ao consumidor de outra picape. De janeiro a abril, 76,5% das Mitsubishi L200 emplacadas no Brasil foram adquiridas pelo chamado consumidor final. No caso da Fiat Toro, apenas 44% dos emplacamentos no primeiro quadrimestre foram de carros destinados ao varejo. O índice da Fiat Strada foi de 13,3% e o da Volkswagen Saveiro, de 26%.
Todos os índices foram calculados a partir dos números de emplacamentos no primeiro quadrimestre divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).