Leandro Alvares
A Rolls-Royce lançará no Salão de Genebra (Suíça), em março, um novo “fantasma” para a sua linha de veículos. É isso mesmo: um fantasma!
Porém, não há nada de assustador nessa informação. É que a marca inglesa utiliza nomes fantasmagóricos para batizar todos os seus modelos. O que será apresentado na Suíça recebeu o nome de Wraith, que em tradução livre do inglês significa espectro. O carrão terá motor V12 6.6 biturbo de 608 cv.
A fabricante não admite, mas a justificativa para criar essas “assombrações”, – a linha inclui nomes como Ghost e Phantom, outras denominações em inglês para a palavra fantasma – está na exclusividade dos modelos, pouco vistos nas ruas por causa do preço alto. No Brasil, um Ghost sai por R$ 2,3 milhões na loja oficial da empresa.
A Rolls-Royce, porém, não é a única marca que utiliza denominação temática para seus carros. A Lamborghini usa nomes de touros para os seus esportivos: Gallardo, Diablo, Murciélago, Reventón e Aventador são alguns exemplos. Tudo por causa da paixão de Ferruccio Lamborghini, criador da fabricante italiana, pelas touradas. Além disso, ele era do signo de touro.
A Chevrolet também tem o costume de batizar carros a partir de temas. No Brasil, as pedras preciosas são recorrentes, a exemplo do Opala e, mais recentemente, Onix.
Já a Porsche faz reverência ao mundo das competições. Além do Carrera (corrida em espanhol), está na lista atual da fabricante alemã o Panamera, homenagem à tradicional Carrera Panamericana.
Fantasmas, touros, pedras preciosas, corridas… Quem não gostaria de acelerar qualquer um desses? Com exceção das pedras – um Onix parte de R$ 30.790 -, o restante é para poucos!