Você está lendo...
Os mais curiosos nomes de carros
Notícias

Os mais curiosos nomes de carros

Marcas cometem exageros ao batizar alguns modelos, que acabam se tornando cômicos ou até impróprios

04 de abr, 2015 · 5 minutos de leitura.

 Os mais curiosos nomes de carros


Dar nome a um carro geralmente é uma tarefa difícil, pois, se o escolhido não for apropriado, pode selar o destino de um modelo. Mesmo assim, algumas marcas conseguem errar feio na hora de batizar seus veículos. Alguns nomes são tão errados que acabam se tornando cômicos.


Na nova leva de utilitários-esportivos que estão dominando o mercado, um deles está bem sujeito à piada. O Jeep Renegade tem tudo para se tornar, no Brasil, o "renegado". Mas com certeza não em vendas. Em pesquisa realizada pelo Jornal do Carro, ele é apontado, por enquanto, como o principal candidato ser o novo líder do segmento. Agora, é conferir se esses sucesso se repete nas concessionárias.

Os carros japoneses são os que costumam ter nomes mais curiosos no mercado ocidental - mesmo aqueles que são vendidos só no Japão. É o caso do Mazda Laputa. O minicarro foi desenvolvido em conjunto com a Suzuki e vendido entre 1999 e 2006.

O modelo seguia todas as diretrizes impostas aos "kei cars" - como são conhecidos no Japão esse tipo de carro -, como ser impulsionado por um minúsculo motor de 0,6 litro. Nem é necessário explicar por que esse nome é polêmico em países que falam português ou espanhol.


Outro caso de kei car japonês é o do Daihatsu Naked. O carrinho de 3,40 m de comprimento (20 cm menor que um já diminuto VW Up!) tinha aparência simpática, com direito a parafusos e dobradiças aparentes na carroceria. O nome, no entanto, significa "nú", que leva sorrisos às faces de qualquer pessoa que fale inglês.

O Ford Pinto teve problemas semelhantes. O compacto americano foi lançado em 1971 e esteve envolto num escândalo que colocou em xeque a resistência do tanque de combustível, após uma série de acidentes - nos quais o veículo chegou a explodir. No entanto, a segurança acabou sendo comprovada. A Ford chegou a cogitar vender o Pinto por aqui, mas desistiu da ideia.

Nos Estados Unidos, o Pinto concorria com outro "esquisitão", o AMC Gremlin. O carro em si não tinha nada de errado, mas o lançamento do filme "Os Gremlins", em 1984, seis anos depois do fim da produção do veículo, tornou inevitável a associação com os bichinhos da ficção.


No entanto, um dos nomes mais curiosos é o do Isuzu MU Wizard. O prefixo MU, no caso, significa "Mysterious Utility". O Isuzu para utilidades misteriosas foi produzido entre 1989 e 1998, quando foi lançada a segunda geração, que deixou de ser misteriosa e passou a se chamar apenas Isuzu Wizard.

Ford Ranger LTD
Oferta exclusiva

Ford Ranger LTD

Deixe sua opinião