Dominando as ruas, os SUVs são o desejo da maioria e até “extinguiram” com outras categorias de carros, que minguam em opções ou nas ruas, como as peruas e minivans. Mas se a maioria é anunciada com preço “a partir de…” que começa próximo dos R$ 80 mil, a realidade sobre o limite é bem distante disso e em alguns casos, cabe um hatch completinho na diferença, além de chegarem perto dos SUVs médios.
Na Volkswagen, o recém-chegado T-Cross na versão de topo Highline custa R$ 109.990. Isso sem opcionais. O modelo é bem completo, tem seis air bags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, entre outros.
Ele pode receber ainda, como opcionais, faróis Full-LED, sistema de som premium Beats, função ECO, painel virtual, sistema de navegação e central multimídia mais incrementada. A cereja do bolo é o teto solar panorâmico. Se adicionar todos os itens, ele chega aos R$ 124.840.
O salto para os próximos quatro modelos é ainda maior. O Suzuki Vitara de topo, o 4Style, parte de R$ 126.990. O modelo tem um bom motor 1.4 turbo, câmbio automático de seis marchas e tração integral como diferencial.
Sem opcionais, traz como itens de série sistema start-stop, central multimídia de 10″, câmera de ré e sensor de obstáculos também. Ele conta ainda com partida por botão e chave presencial. Outros itens são os faróis de LEDs e o teto solar panorâmico. Há quatro modos no sistema de tração, assistentes de partida em aclive e de descida, além de sete air bags.
Acima dele, um “irmão” da família, o Suzuki S-Cross. A versão de topo, 4Style-S sai a R$ 131.990. Tem o mesmo motor 1.4 turbo com câmbio automático de seis marchas e tração integral com modos “Neve/lama” e “Sport”. ele também traz start-stop, partida por botão e sensor de luz e chuva.
Tal qual o Vitara, também não oferece opcionais, mas tem faróis Full-LED, teto panorâmico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, seis air bags, ar-condicionado de duas zonas, entre outros.
Nas duas primeiras posições temos um empate de preço com propostas completamente diferentes. Jeep Renegade Trailhawk e Honda HR-V Touring disputam pelo título de SUV compacto mais caro. Ambos custam R$ 139.990.
O Honda HR-V retoma a versão Touring na linha 2020 com a novidade do motor 1.5 turbo de de 173 cv só a gasolina. O câmbio é o automático CVT que simula sete velocidades. De série, ele traz faróis e luzes de neblina de LEDs, nova grade e acabamento em preto brilhante.
Ele traz ainda teto solar panorâmico e uma nova antena de teto, além de saída de escape dupla. Há ainda abertura e partida com chave presencial, sensores de obstáculos na frente e atrás, e o LaneWatch, que é a câmera no espelho retrovisor externo direito que é acionada quando se liga a seta para trocar de faixa.
No caso do Renegade, ele tem o apelo do motor turbodiesel de 2 litros 170 cv e 35,6 mkgf. O câmbio é automático de nove marchas com tração 4×4 e reduzida com acionamento eletrônico. Bem completo e com apelo do visual aventureiro e suspensão elevada em relação as demais versões, pode bater os R$ 148.130 com o opcional do teto solar panorâmico que custa R$ 8.140.
Ele traz sete air bags, volante com ajuste de altura e profundidade, controles de tração e estabilidade, faróis de Full LED, assistente de partida em aclive e de descida. Traz ainda protetores de tanque, cárter, assoalho e transmissão. Entre os itens de comodidade, há partida sem chave e central multimídia.
VEJA QUAIS SÃO OS SUVs COMPACTOS MAIS CAROS:
1 – Jeep Renegade Trailhawk – R$ 139.990
2 – Honda HR-V Touring – R$ 139.990
3 – Suzuki S-Cross 4Style-S – R$ 131.990
4 – Suzuki Vitara 4Style – R$ 126.990
5 – Volkswagen T-Cross Highline – R$ 109.990