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Os tipos de tração 4×4
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Os tipos de tração 4×4

Diego Ortiz Tração é a força necessária para que o veículo vença o atrito da superfície do solo em relação... leia mais

29 de mai, 2013 · 5 minutos de leitura.

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 Os tipos de tração 4x4

Diego Ortiz

Tração é a força necessária para que o veículo vença o atrito da superfície do solo em relação aos pneus. No off-road, esse recurso pode fazer a diferença entre ficar atolado por horas esperando por um guincho ou continuar a aventura. Os mais comuns são os acionados manualmente e por demanda.

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No caso do primeiro, é possível ativar a tração adicional a partir da roda livre e por alavanca, ou por meio eletrônico, pressionando um botão no painel. Nesse caso, os eixos dianteiro e traseiro são travados ao mesmo tempo, sendo que 50% da força do motor é desviada para cada um deles.

Há ainda a tração assimétrica automática, cujo funcionamento é basicamente o mesmo da manual. A diferença é que o sistema “analisa” o terreno onde o veículo está trafegando e distribui a força nos dois eixos automaticamente.

Se as rodas dianteiras travarem, mais tração será transferida à traseira, e vice-versa. Esse recurso muitas vezes vem acompanhado por reduzida, que é utilizada em baixas velocidades – a até 40 km/h – para auxiliar o veículo a transpor obstáculos muito difíceis.


A tração assimétrica integral reparte a força entre os eixos o tempo todo. Funciona na terra, em baixa velocidade. e no asfalto em alta velocidade, até em esportivos, como a Ferrari FF e os Audi quattro. O recurso dá mais aderência e ameniza esterços e contraesterços comuns em carros com tração só na dianteira ou só traseira.

Alguns sistemas chegam a jogar toda a força para um único eixo – para compensar eventuais perdas.

Outro dispositivo é o simétrico integral. Trata-se do mais moderno e disponível nos novos 4×4 à venda no mercado.
A tecnologia reparte a força entre os eixos, mas também pode distribuí-la entre as rodas do mesmo eixo. Marcas como Land Rover e Subaru adotam esse tipo de tração em quase todos os seus carros, já que o recurso é mais robusto e versátil que os anteriores.


COMO USAR
Antes de utilizar o 4×4, é preciso ler atentamente o manual do veículo para saber qual o tipo de tração disponível e o que o recurso é capaz de fazer. Dependendo da dificuldade da trilha, nem a tração integral será capaz de fazer o carro vencer obstáculos. Nesse caso, levar um guincho é fundamental.

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Oficina Mobilidade

Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.