29/05/2013 - 5 minutos de leitura.

Os tipos de tração 4×4

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Diego Ortiz

Tração é a força necessária para que o veículo vença o atrito da superfície do solo em relação aos pneus. No off-road, esse recurso pode fazer a diferença entre ficar atolado por horas esperando por um guincho ou continuar a aventura. Os mais comuns são os acionados manualmente e por demanda.

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No caso do primeiro, é possível ativar a tração adicional a partir da roda livre e por alavanca, ou por meio eletrônico, pressionando um botão no painel. Nesse caso, os eixos dianteiro e traseiro são travados ao mesmo tempo, sendo que 50% da força do motor é desviada para cada um deles.

Há ainda a tração assimétrica automática, cujo funcionamento é basicamente o mesmo da manual. A diferença é que o sistema “analisa” o terreno onde o veículo está trafegando e distribui a força nos dois eixos automaticamente.

Se as rodas dianteiras travarem, mais tração será transferida à traseira, e vice-versa. Esse recurso muitas vezes vem acompanhado por reduzida, que é utilizada em baixas velocidades – a até 40 km/h – para auxiliar o veículo a transpor obstáculos muito difíceis.


A tração assimétrica integral reparte a força entre os eixos o tempo todo. Funciona na terra, em baixa velocidade. e no asfalto em alta velocidade, até em esportivos, como a Ferrari FF e os Audi quattro. O recurso dá mais aderência e ameniza esterços e contraesterços comuns em carros com tração só na dianteira ou só traseira.

Alguns sistemas chegam a jogar toda a força para um único eixo – para compensar eventuais perdas.

Outro dispositivo é o simétrico integral. Trata-se do mais moderno e disponível nos novos 4×4 à venda no mercado.
A tecnologia reparte a força entre os eixos, mas também pode distribuí-la entre as rodas do mesmo eixo. Marcas como Land Rover e Subaru adotam esse tipo de tração em quase todos os seus carros, já que o recurso é mais robusto e versátil que os anteriores.


COMO USAR
Antes de utilizar o 4×4, é preciso ler atentamente o manual do veículo para saber qual o tipo de tração disponível e o que o recurso é capaz de fazer. Dependendo da dificuldade da trilha, nem a tração integral será capaz de fazer o carro vencer obstáculos. Nesse caso, levar um guincho é fundamental.

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