Marcelo Fenerich
O Outlander GT 2012 é a versão “marombada” do crossover Mitsubishi. Com motor 3.0 V6 de 240 cv e tração nas quatro rodas, o modelo japonês impõe respeito também pelo preço. A tabela é de R$ 126.990, ante os R$ 99.990 da opção de entrada – 4×2 e com propulsor 2.0 16V de 160 cv.
Na linha 2012, a principal novidade é a versão mais “fraca”. A GT recebeu mudanças mínimas, pouco perceptíveis. No visual, há molduras cromadas na grade dianteira e abaixo das janelas, além de novo desenho na saída de escape. Por dentro, há porta-luvas refrigerado e navegador GPS integrado ao painel.
O motor não mudou. A gasolina, gera 31 mkgf de torque a 3.750 rpm. O câmbio é automático de seis marchas com opção de trocas manuais.
Rodando, o crossover se mostra ágil e estável. Seu sistema de controle de tração garante que ele mantenha a trajetória mesmo em curvas de alta velocidade. O 4×4 é acionado por meio de um seletor no console. Quando selecionado, o torque é distribuído entre os dois eixos conforme a demanda. Há ainda a opção de bloquear a divisão da tração entre as rodas dianteiras e traseiras.
Nas ultrapassagens, o Outlander GT apresenta muito fôlego. Basta pressionar de leve o pedal da direita para que ele ganhe velocidade rapidamente.
O conjunto de suspensão – independente nas quatro rodas, tipo mcpherson na dianteira e multibraço na traseira – também proporciona conforto. As irregularidades do piso são pouco percebidas pelos ocupantes.
Por causa da pouca distância livre do solo, inferior à de utilitários-esportivos, não é o veículo mais indicado para o off-road. Cumpre seu papel em estradas de terra, mas não está preparado para encarar trilhas pesadas.
Completo
O Outlander vem com todos os itens comuns em carros dessa faixa de preço, como freios ABS e oito air bags, por exemplo. Destaques para os sistemas de abertura do porta-malas, com tampa bipartida, e de recolhimento dos bancos traseiros. Ao acionar um botão no bagageiro eles dobram, aumentando a capacidade de 715 para 2 mil litros.