A Mercedes-Benz mostrou na CES o novo painel eletrônico que vai estar na nova geração do hatch Classe A. O modelo vai chegar esse ano às ruas europeias com uma tela de sete polegadas no lugar dos instrumentos e outra do mesmo tamanho sensível ao toque no centro do painel. A novidade, chamada de MBUX, terá CPU de seis núcleos e chip gráfico da nVidia, como em videogames.
As versões mais caras terão telas de 10,25 polegadas no lugar das de sete, com a mesma tecnologia de gráficos. O navegador usará mapas de alta resolução guardados num HD baseado nos dados da HERE (a mesma que fornecia mapas para os celulares da Nokia). O sistema ainda poderá trocar informações com celulares via NFC e terá até entradas USB-C, para carregamento mais rápido.
A novidade também significa que a Mercedes vai começar a abandonar o sistema de controle no centro do console. A tela sensível ao toque deverá facilitar o uso dos sistemas do carro. Hoje eles são complicados pelo comando exclusivamente por botões e seletores giratórios.
O Classe A sedã e o CLA renovado também usarão o mesmo sistema. O novo crossover GLB também está entre os primeiros a receber as tecnologias de painel. O restante da gama da marca será atualizada aos poucos.