Pajero Dakar é um utilitário multimídia

Maior novidade do jipão é o sistema multimídia que reúne som (rádio, toca CDs e DVDs), Bluetooh e navegador GPS. Equipamento vem de série no utilitário, tabelado a R$ 154.990. Feito pela Clarion, tem funções controladas por tela sensível ao toque

Por 08 de set, 2010 · 4m de leitura.

NÍCOLAS BORGES

Boa parte da avaliação do modelo 2011 do Mitsubishi Pajero Dakar foi feita com ele parado, num estacionamento. É que a maior novidade do jipão derivado da picape L200 Triton é o sistema multimídia que reúne som (rádio, toca CDs e DVDs), tecnologia Bluetooth e navegador GPS. O equipamento vem de série no utilitário esportivo japonês, que custa R$ 154.990 na tabela da Mitsubishi. Feito pela Clarion, o aparelho tem suas funções controladas por toques na tela de 7 polegadas, no centro do painel. Além disso, também há entradas USB e para iPod.

Desenho não mudou, pois jipão ainda é novo (Fotos: Sérgio Castro/AE)

Desenho não mudou, pois jipão ainda é novo (Fotos: Sérgio Castro/AE)

É um grande atrativo, por juntar tantos recursos úteis no dia a dia, como a possibilidade de falar ao celular sem usar as mãos e encontrar endereços em 350 cidades do Brasil (no total, são 1.200 localidades mapeadas, às quais o navegador apenas indica como chegar). A qualidade de áudio também é elogiável e ajuda a tornar mais agradável a ampla cabine. No mais, tudo continua como antes. O que não é de se surpreender, pois o Pajero Dakar está no mercado brasileiro há somente um ano.


Modelo atualizado chegou em agosto de 2009

Modelo atualizado chegou em agosto de 2009

O motor turbodiesel 3.2 de quatro cilindros se destaca pela suavidade que entrega seus 165 cv de potência e 38,1 mkgf de torque. Pena que o jipão seja pesado demais (2.105 kg) e o câmbio automático de quatro marchas não tenha muito a oferecer. Apesar das mudanças manuais na alavanca, as relações são longas, escondendo parte da força do propulsor.

Por toques na tela de 7" se controla navegação e som, entre outros

Por toques na tela de 7″ se controla navegação e som, entre outros

Mas quem sair do asfalto (ao contrário da maioria dos donos de utilitários esportivos) dificilmente vai se desapontar. As opções de tração – 4×2, 4×4 integral, 4×4 bloqueado e com reduzida – permitem bom desempenho off-road. O espaço interno é bom para os ocupantes da frente e da segunda fila de bancos e razoável nos dois assentos retráteis do porta-malas – que, aliás, poderiam ter acionamento um pouco mais simples e leve.

DAKKAR