
A Fiat dá continuidade ao processo de descontinuar seus carros veteranos no mercado brasileiro. Depois do monovolume Idea e do sedã Linea, quem dá adeus agora é o modelo mais barato da montadora, o Palio Fire. Trata-se da versão com carroceria antiga do Palio.
Além disso, o Palio Fire era, até então, o carro mais barato do Brasil. Ele continua disponível no site da Fiat, ao preço de R$ 30.040 – já que ainda dá unidades nas concessionárias. Após o fim do estoque, o hatch passará a ser oferecido apenas por encomenda, para frotistas.
O carro dirigido ao público geral mais em conta da montadora italiana passa a ser o Mobi, que tem preço sugerido inicial de R$ 31.900. Isso porque o Uno mais barato, após recente reestilização e chegada de novos motores, foi a R$ 41.840.
Renovação.Enquanto o Mobi passou a ocupar o lugar do Uno, o Idea não terá substituto. Isso porque o segmento de monovolumes está em baixa – foi um dos “engolidos” pelo sucesso e crescimento de opções na categoria de utilitários-esportivos compactos.
No caso do Linea, haverá um sedã derivado do hatch do projeto X6H, a ser produzido na Argentina – enquanto o dois-volumes será feito em Betim (MG).
O hatch, aliás, deve substituir, ao mesmo tempo, o Punto e o Bravo, com dimensões entre as dos dois. O hatch médio, aliás, já teria saído de linha também, embora a Fiat não tenha divulgado essa informação – e o modelo ainda constar no site da montadora.
Essas novidades, porém, só chegarão em 2017. Para este ano, o próximo lançamento será a Toro com motor 2.0 flexível TigerShark, que terá potência de 160 cv. O propulsor é o mesmo do recém-lançado Compass, da Jeep, marca que também faz parte do Grupo FCA. O modelo será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro.
GALERIA: CARROS QUE SAÍRAM DE LINHA RECENTEMENTE
Chevrolet Classic
Com a decisão da GM de manter a versão antiga do Prisma como base da gama de sedãs, o Classic deixa de ter função no mercado e, por isso mesmo, já deixou de ser produzido na Argentina.
Fiat Idea
A queda acentuada de vendas do modelo, fruto da falta de interesse nos monovolumes, fez a Fiat desistir de produzir o Idea, que não ganhará um substituto.
Chevrolet Cruze
Com a chegada da nova geração do Cruze, essa versão antiga do carro sai de cena sem deixar tanta saudade, já que nunca foi um destaque de vendas.
Honda Civic
A nova geração do Civic já está no Brasil e aposenta essa antiga, que veio após a revolução do "New Civic" sem o mesmo poder de atração.
Fiat Linea
A Fiat fez de tudo para tentar emplacar o Linea, mas não deu, e sua produção foi interrompida. Em 2017 chega um novo sedã, fruto da plataforma X6 de compactos globais.
Peugeot RCZ
Ver um RCZ nas ruas é mais difícil do que a inflação baixar, e por isso a marca francesa decidiu não trazer mais o belo modelo.
Renault Clio
O Kwid, que será lançado no Salão do Automóvel, enterra de vez o longevo Clio, que começou a ser produzido no Brasil em 1999.
Mercedes GLK
O GLK sai de cena para deixar os holofotes sobre o GLC, que é praticamente uma nova geração do utilitário, mas com um desenho menos quadradão.
Mitsubishi L200 Triton
A nova geração da L200 Triton chega em outubro e o estoque da antiga já está no fim. O visual mudou muito e a plataforma é toda nova.
Porsche Panamera
Esse feinho Panamera desabrochou e virou um belo cupê de quatro lugares na nova geração que chega ao Brasil no Salão do Automóvel, em novembro.