
MILENE RIOS
A Volkswagen, enfim, preparou uma rival quase à altura da Palio Adventure. A Space Cross, versão com apelo visual aventureiro da SpaceFox, chega para tentar “jogar na lama” a reputação da veterana Fiat, que lançou segmento em 1999.
Produzida na Argentina, a novata parte de R$ 57.990, enquanto a mineira, que é menos equipada de fábrica, tem tabela a partir de R$ 54.580. Para ficar igual à rival, o que inclui sensor de obstáculo na traseira e sistema de som, é preciso desembolsar R$ 2.836 a mais pela Palio, cujo preço passa a R$ 57.686.
O preço, aliás, é o único quesito em elas se aproximam. Neste comparativo, a vitória foi da Palio Adventure graças ao fôlego do motor 1.8 16V de até 132 cv (o da VW é o 1.6 8V de até 104 cv), além da disposição para encarar a terra e por vestir melhor a camisa de off-road de butique. Afinal, o que vale aqui é a aparência.
Os apliques plásticos na perua Fiat beiram o exagero e chamam muito a atenção. Na da VW, a maquiagem é quase imperceptível. O estepe fica no porta-malas e há frisos em vez de adesivos, além de defletor na traseira.
Por outro lado, a dirigibilidade da VW é imbatível. O câmbio tem engates curtos e precisos e a carroceria inclina menos em curvas. Na cabine o silêncio é maior e o acabamento, superior.
A defasada Adventure revela o peso da idade nos instrumentos e até na falta deles. Ela não traz, por exemplo, comandos de som no volante, item opcional na Volks. Em contrapartida, ela é mais espaçosa – no porta-malas leva até 30 litros a mais.
Vocação da VW é só urbana
Entre as desvantagens da Space Cross em relação à Palio Adventure é que seu lado “off-road” se restringe, literalmente, à roupagem. Se o proprietário da perua Volks decidir usá-la em trechos acidentados, terá mais dificuldade de escapar das ciladas. Seus pneus são 100% para asfalto, enquanto os da Fiat são de uso misto: 50% para terra e 50% para uso urbano.
Só a veterana tem opção de sistema de bloqueio do diferencial (batizado de Locker pela Fiat), que distribui 50% da força para cada uma das rodas dianteiras. O dispositivo é útil quando se está em um atoleiro leve, mas o preço desse opcional é salgado: R$ 1.526.
O acerto da suspensão da perua mineira, mais macia e de curso longo, é melhor em pisos irregulares. A da Space Cross, de tão firme chega a ser áspera – para um carro familiar – em condições mais severas. Em relação à SpaceFox, da qual deriva, a versão aventureira tem 3,3 cm a mais de altura na dianteira e 3,5 cm na traseira.
Essas alterações não comprometeram seu comportamento em curvas. Na Palio, a carroceria inclina mais e passa a sensação de insegurança.
O seguro da Adventure é mais caro que o da Space Cross. Segundo as corretoras consultadas pelo JC (veja abaixo), as seguradoras cobram cerca de R$ 1 mil a mais pela apólice da perua Fiat.
Na hora da manutenção, a vantagem volta a ser da perua Fiat. Seu pacote de peças é, em média, R$ 100 mais em conta que o da Volkswagen.