Um dos modelos mais esperados na Toyota é o SUV compacto Yaris Cross, primeira entrada da marca nesse segmento no Brasil, por exemplo. A novidade, que deverá brigar com nomes como Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Honda HR-V e Hyunda Creta, virá ao País em mais uma configuração, além da híbrida: flex.
Durante entrevista concedida aos colegas do CBN Autoesporte, Roberto Raun, diretor de comunicação da Toyota, afirmou que duas motorizações são a intenção da marca: “Nossos próximos modelos terão sim a tecnologia híbrida flex. Os carros produzidos no Brasil têm que atender o mercado de forma mais ampla. Então, consideramos também a motorização flex”, afirmou.
Isso se traduz na oferta de um motor aspirado flex para o novo SUV compacto, bem como a presença de uma unidade híbrida, também flex, por exemplo. É possível que o modelo mantenha o 1.5 aspirado de 110 cv e 14,9 mkgf hoje presente no Yaris, entretanto, no mercado externo, já existe a opção 1.5 três cilindros de 125 cv e 15,6 mkgf, por exemplo.
Além disso, esse é o motor que vai pareado ao sistema híbrido da Toyota, mas que, nessa configuração, entrega menos potência: 92 cv. Contudo, há também um motor elétrico na dianteira, por exemplo. Independente da versão ofertada, o câmbio é sempre CVT.
Vale lembrar que o sistema híbrido da Toyota não é produzido nacionalmente. Portanto, é pouco provável que o Yaris Cross receba um novo sistema feito sob um motor já antigo. Por fim, dessa forma, é bem provável que o novo motor três cilindros, inédito no mercado nacional, seja a escolha para equipar o novo SUV compacto da marca japonesa no Brasil.
O Jornal do Carro também está no Instagram!