A queda nas vendas de carros atinge não só o Brasil. O cenário nebuloso pode ser sentido até no Salão de Paris, que é tradicionalmente a principal mostra automotiva europeia dos anos pares. No evento aberto ao público ontem as estreias de modelos feitos para alcançar grandes volumes de emplacamentos são raras. O que mais se vê são protótipos ecologicamente corretos, mas quem brilha mesmo são os superesportivos.
Até o Lamborghini Asterion traz tecnologia híbrida. Nos moldes de LaFerrari, Porsche 918 Spyder e McLaren P1, o protótipo tem motor 5.2 V10 a combustão e três elétricos. A potência combinada é de 910 cv e, segundo a fabricante, acelerar de 0 a 100 km/h requer 3 segundos.
A maior estrela do salão francês é a também italiana 458 Speciale A, conversível mais potente da história da Ferrari. Limitada a 499 unidades, traz motor 4.5 V8 de 605 cv.
Da alemã Mercedes-Benz, a atração é o AMG GT, sucessor do SLS como seu superesportivo de topo. O cupê chega ao Brasil em 2015 (leia mais abaixo). Há duas opções de motor V8 biturbo. Na versão GT, o 4.0 gera 462 cv e na GT S, 510 cv.
Outro que chama a atenção é o Toyota C-HR, conceito de utilitário-esportivo compacto criado para a Europa, segundo informações da marca japonesa. Híbrido, tem 4,35 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,50 metro de altura, dimensões parecidas com as do Ford EcoSport, por exemplo, que passou a ser global. Não há confirmação sobre a venda da versão final no Brasil.
Também no segmento de utilitários-esportivos compactos, a Fiat apresentou a versão definitiva do 500X. O jipinho compartilha plataforma com o 500L e o Jeep Renegade, que será produzido em Pernambuco a partir do ano que vem.
De acordo com informações da Fiat do Brasil, não há planos para produção ou importação do 500X. Na Europa, haverá motores 1.6 de 110 cv, 1.4 turbo de 170 cv e 2.4 de 184 cv, todos a gasolina, além do 1.3 de 95 cv e do 2.0 de 140 cv a diesel. A tração pode ser integral ou apenas na dianteira e, dependendo da configuração, há opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de nove.
NO BRASIL
Se no mercado geral as vendas de veículos vão mal no Brasil, no segmento de luxo ocorre o contrário: a fase é de crescimento sustentado. Tanto que Land Rover Discovery Sport e Jaguar XE, que estão estreando em Paris, logo poderão ser vistos nas ruas brasileiras.
Importado da Inglaterra, o Discovery Sport chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2015. Sucessor do Freelander, o utilitário é o mais cotado para ser produzido na fábrica que a Jaguar Land Rover vai inaugurar em Itatiaia (RJ) em 2016. A data de lançamento do XE no País, por sua vez, não foi confirmada.
Além do AMG GT, que chega em maio, a Mercedes-Benz trará o C 63 AMG, outro estreante do salão francês. O modelo virá no fim do primeiro semestre nas opções sedã e perua.
Variedade de marcas. Da Citroën, as versões reestilizadas de DS3, hatch e conversível, que já estão à venda na Europa, chegarão em breve ao Brasil, assim como o jipinho DS6. Esses modelos estarão no Salão de São Paulo, a partir de 30 de outubro.
Do grupo Fiat Chrysler, a novidade será a versão de topo do Dodge Journey, com tração integral, motor 3.6 V6 de 280 cv e câmbio automático de seis marchas. O utilitário também será mostrado no salão paulista.
No primeiro semestre do ano que vem chega ainda o Dodge Durango reestilizado. As mudanças incluem novas grade, lanternas e para-choques, além de faróis com LEDs de uso diurno. Motor e câmbio são os mesmos do Journey.