O Concours d’Elegance de Pebble Beach, realizado desde 1950 na paradisíaca Monterey, na Califórnia, reúne não só a alta sociedade norte-americana, mas também uma infinidade de modelos clássicos de elevado valor histórico (e monetário). Em meio a campos de golf e uma vista imperdível para o Oceano Pacífico, Pebble Beach é um dos eventos mais importantes no rentável mercado de automóveis clássicos.
Junto a toda pompa das circunstâncias, a edição desse ano reservou uma surpresa. Pela primeira vez na história uma Ferrari ganhou o concurso de beleza. O título foi para uma 375 MM Scaglietti Coupe de 1954. O carro era originalmente uma Spyder comprada por ninguem menos que o cineasta Roberto Rossellini. Só que após um acidente onde a carroceria original, da Pininfarina, não pode ser recuperada, o carro foi levado à Carrozzeria Scaglietti, que transformou o esportivo no primeiro “carro de passeio” da Ferrari.
Depois de passar por mãos de abastados proprietários europeus, o carro foi encontrado abandonado numa garagem subterrânea de Paris pelo atual proprietário. O carro foi restaurado em 1995. Além de ser a primeira Ferrari a levar o prêmio, a 375 MM Scaglietti também foi o primeiro carro pós-guerra a ganhar desde 1968.
No entanto, além da Ferrari vencedora, muitos outros exemplares imaculados de carros clássicos estavam presentes. Junto a eles, histórias dignas de livros e filmes. Caso do Mercedes-Benz 540K Streamliner de 1938. O belo modelo alemão foi construído para testes de aerodinâmica, que permitiriam os modelos da época trafegar em velocidades mais elevadas da forma mais eficiente possível e já incorporava uma série de tecnologias para redução de peso. Além disso, ele usava um motor de oito cilindros em linha de 5.0 litros que, ajudado por um compressor mecânico, desenvolvia 180 cv, um marco para a época. Junto com a aerodinâmica apurada, ele encostava nos 200 km/h.
A Mercedes iria colocá-lo a prova numa corrida entre Berlim e Roma, que nunca aconteceu em função do início da Segunda Guerra Mundial. Ele chegou a ser usado pela Dunlop para testes de pneus até 1945, quando foi guardado num galpão, de onde não saiu mais até 2 anos e meio atrás, quando a Mercedes-Benz Classic começou a restaurar meticulosamente o carro.
Junto a eles, diversos outros carros que você pode acompanhar na galeria acima!